• Carregando...
Em dias de praia vazia, comunicação de afogamento pode levar mais tempo até chegar aos guarda-vidas | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Em dias de praia vazia, comunicação de afogamento pode levar mais tempo até chegar aos guarda-vidas| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Confira outras dicas do Corpo de Bombeiros:

- Respeite a sinalização colocada pelo Corpo de Bombeiros nas praias.

- Consulte a meteorologia se for entrar no mar em embarcações. O tempo pode virar rapidamente e surpreendê-lo já na água.

- Deixe a praia antes da chegada da tempestade.

- Em caso de haver possibilidade ou queda de raio, saia de praia imediatamente. Não permaneça em locais descobertos e não se abrigue debaixo de árvores.

- Outros locais perigosos quando ocorrem descargas elétricas são alto de morros e topo de prédios.

Com tempo fechado, mar revolto ou quando há possibilidade de tempestade acompanhadas por raios não se deve entrar na água e nem permanecer na areia. Condições climáticas desfavoráveis aumentam o risco de afogamentos. Além disso, o tempo de salvamento também é maior com praia vazia, pois a comunicação do incidente pode não ser tão rápida.

Quando um banhista está se afogando é comum que outros veranistas que estão nas proximidades ou na areia acionem o guarda-vidas e isso acelera o salvamento. Com a praia vazia, pode não haver quem faça essa comunicação. "Nem todos os afogamentos ocorrem no campo de visão do guarda-vidas. Por isso praia vazia representa maior risco de afogamento", afirmou o capitão Leonardo Mendes do Santos, relações públicas do Corpo de Bombeiros.

Para não correr riscos, é preciso observar a bandeira colocada pelo Corpo de Bombeiros nas praias (ver infográfico abaixo). Bandeira vermelha – como as que estão colocadas na maioria dos postos dos guarda-vidas nesta quarta-feira (2) – indica que não se deve entrar no mar.

Já se houver bandeira dupla vermelha, pode haver ressaca, vendaval, tempestade de raios ou ciclone. Nessa condição muitos guarda-vidas também deixam a orla e permanecem apenas aqueles que estão em postos de alvenaria. O patrulhamento é reforçado com veículos de buscas e salvamento.

Santos orientou ainda sobre como proceder quando nuvens carregadas se aproximam da praia. Tempestades de raios podem acompanhar a chuva, e o risco de ser atingido é grande. Os banhistas serão o ponto mais alto e podem atrair descargas elétricas. "As pessoas devem deixar a praia antes que a tempestade de raios caia. Quando ela chega, pode não dar tempo de sair do local", alertou o capitão. Foi o que ocorreu na temporada 2007/2008, quando uma criança de 8 anos morreu ao ser atingida por um raio em Guaratuba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]