
Uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vai destinar R$ 297 mil para desenvolver o turismo gastronômico em 65 cidades brasileiras. No Paraná, três destinos foram escolhidos: Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, com ênfase na Ilha do Mel. O dinheiro será aplicado em treinamentos para melhorar a gestão e o atendimento nos restaurantes da região.
Um diagnóstico traçado em Paranaguá mostra que 24% dos turistas entrevistados consideram a gastronomia um produto turístico da cidade e 36% apontam como principal atrativo praias e ilhas. Com base nestes dados, prefeitura e comerciantes pretendem agora reforçar os roteiros ecológicos e históricos com o turismo "ecogastronômico".
Isso, de certa forma, já acontece com o barreado. "Ele expressa a gastronomia e dá identidade ao Paraná. É degustado em sua plenitude: tem memória e gosto", diz o professor de história Carlos Roberto Antunes dos Santos, coordenador do grupo de pesquisa em História e Alimentação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A gastronomia, segundo ele, assume um papel importante na divulgação dos costumes locais, com a valorização da identidade cultural. "Aí, o turismo tem um prato cheio para se desenvolver", afirma o professor. Para manter viva a tradição do barreado, a parnanguara Norma Santos Freitas abriu um restaurante (a Casa do Barreado) e resgatou receitas originais. "Fazemos o barreado da maneira autêntica. Comida tem história e é um resgate da cultura local", afirma.
Mas não é só de barreado que se faz a gastronomia típica do Paraná. "A cozinha paranaense acaba passando despercebida, mas há muitas receitas feitas à base de peixe que compõem o cardápio cotidiano", afirma a professora de turismo da UFPR Maria Henriqueta Gimenes, que escolheu a culinária do Litoral como tema da tese de doutorado. Para ela, é necessário fazer um levantamento das tradições culinárias do Litoral, já que algumas receitas ficam restritas às mesas das famílias da região e muitos pratos acabam no anonimato.
Soluções
A formação de um roteiro gastronômico em Paranaguá e o investimento em divulgação são as apostas de Manuel Alpont, representante da Abrasel no Litoral e chef de cozinha do restaurante e pousada Fim da Trilha, da Ilha do Mel, para alavancar o turismo da região. "Geralmente o turista vem por causa da praia, mas o número de interessados na gastronomia está aumentanto", revela. O professor Antunes dos Santos concorda. "Se o turista não se atrai pelo prato, é porque falta divulgação", afirma. Para ele, aliar a comida regional à valorização da natureza é um dos canais para aumentar a visitação.
Outra ideia é criar novas receitas que se adequem a esta proposta gastronômico-cultural. "A busca por novos sabores e experiências move os consumidores nessa área", afirma Maria Henriqueta. Para ela, a identificação e a valorização das especificidades da cozinha litorânea são imprescindíveis para dinamizar o mercado gastronômico litorâneo. Ela sugere, para isso, fazer até algumas variações dos pratos tradicionais, como bolinhos de barreado feitos com farinha de mandioca.









