• Carregando...

No verão é comum muitas pessoas apresentarem problemas de queda de pressão e também aqueles causados por oscilação da temperatura. É importante ter alguns cuidados quando isso acontece e monitorar constantemente a saúde, para que complicações desse tipo não se agravem outras doenças.

De acordo com o médico cardiologista da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Francisco Maia da Silva, as reações ocasionadas pelas mudanças de temperatura variam de acordo com o organismo de cada pessoa. O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que pode causar uma queda de pressão e levar a sonolência e apatia. Já as variações bruscas - que podem acontecer após pancadas de chuva, por exemplo - podem ocasionar complicações principalmente em quem já têm problemas cardíacos. Essas pessoas precisam ter atenção especial, pois as doenças podem se agravar nessa estação.

O médico afirma que as pessoas que possuem hábitos saudáveis têm menores possibilidades de ter problemas desse tipo. Por esse motivo o cardiologista reforça que é preciso fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, não beber, não fumar e controlar o peso. "A mudança de comportamento representa maior qualidade de vida e probabilidade menor de se ter problemas de saúde", alerta Silva.

Cuidados

Se a pessoa tiver queda de pressão ou passar mal por causa da mudança de temperatura, deve evitar fazer movimentos bruscos, procurar um local arejado. Além disso, deve erguer as pernas, pois isso melhora a circulação.

Também é importante procurar um cardiologista, para que possa ser feita uma avaliação sobre a situação. "Outro cuidado que se deve ter é evitar a automedicação. A pessoa não sabe o que causa o mal-estar e pode piorar", argumenta Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]