• Carregando...
 |
| Foto:

Dicas

- Fique atento ao aparecimento de manchas na pele e coceira;

- Enxugue bem as dobras e vãos dos dedos;

- Não se automedique;

- Não fique com roupas molhadas;

- Procure um especialista;

- Pessoas obesas devem redobrar os cuidados para não ficar com umidade, principalmente nas dobras.

Fonte: Jesus Rodriguez Santamaria - médico dermatologista

Nesta época do ano é preciso redobrar os cuidados para não ter micose. O calor e a umidade favorecem o aparecimento dos fungos que causam a doença. Alguns sinais de que a pessoa está com micose são coceira, pele avermelhada, bolhas e escamação. Nesses casos a orientação é para que se procure um dermatologista, pois se as lesões superficiais na pele não forem tratadas, podem evoluir para infecções de maior gravidade.

De acordo com o chefe de dermatologia do Hospital de Clínicas, Jesus Rodriguez Santamaria, o fungos deixam a pele sensível, o que facilita a entrada de outras bactérias, como o estreptococo, o qual pode causar a erisipela e outras doenças.

A micose atinge áreas do corpo que ficam úmidas, como os vãos dos dedos dos pés e a virilha. Pessoas obesas devem reforçar os cuidados com os fungos, pois podem surgir nas "dobras" do corpo. "Essas áreas são aquelas que costumam apresentar umidade de calor. Por isso é preciso aumentar os cuidados com a higiene", afirma o médico. Para evitar a micose, o dermatologista afirma que os cuidados básicos são enxugar bem os vãos dos dedos dos pés e manter higiene adequada. No Litoral, não se deve ficar com roupas de banho molhadas e utilize roupas leves e ventiladas. "Depois de entrar no mar, o veranista deve tomar banho de água doce e se secar bem", explica Santamaría.

Outra orientação é para que o veranista não se automedique, pois não sabe o tipo de antifúngico de que necessita. "Procure um dermatologista. A pessoa pode piorar a lesão ao invés de curá-la", alerta o médico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]