Seis estabelecimentos de Matinhos foram vistoriados na noite de sexta-feira (14) pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), força tarefa que reúne Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Força Verde, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e fiscais da prefeitura municipal. Nenhum comércio foi fechado, mas foram emitidas 13 autuações aos estabelecimentos, entre notificações, infrações e intimações.
Foi a primeira ação desta temporada, que começou no dia 11 de dezembro e vai até o dia 14 de março. Segundo o tenente André Luis Seniski, comandante da operação no Litoral, o principal problema encontrado nos estabelecimentos foi falta de higiene. Os comerciantes receberam orientações e alguns foram intimados a se adequar à regulamentação. "O trabalho vai continuar em todas as regiões do Litoral", disse Seniski.
Além da fiscalização sanitária, os policiais também verificam outras irregularidades, como a presença de menores de idade, poluição sonora, foragidos da justiça, presença de armas e drogas, e se a lei antifumo está sendo aplicada, entre outros.



