Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
balneabilidade

Cai número de pontos impróprios para banho nas praias do PR

Cinco pontos foram reprovados para banho em Guaratuba, dois em Matinhos e um na Ilha do Mel. Além disso, 24 pontos estão próprios para banho e 12 receberam bandeira amarela

Recomendação é para que banhista não entre nomar em um raio de 100 metros onde estiver a placa vermelha | Priscila Forone / Gazeta do Povo
Recomendação é para que banhista não entre nomar em um raio de 100 metros onde estiver a placa vermelha (Foto: Priscila Forone / Gazeta do Povo)

O número de pontos impróprios para banho caiu no quinto Boletim de Balneabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema). Oito dos 44 pontos avaliados nas praias pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não foram recomendados para banho na análise divulgada nesta sexta-feira (14) – um a menos do que no boletim anterior. Cinco pontos foram reprovados para banho em Guaratuba, dois em Matinhos e um na Ilha do Mel. Além disso, 24 pontos estão próprios para banho e 12 receberam bandeira amarela.

Os pontos impróprios em Guaratuba estão nas seguintes localidades: na Prainha, 80 metros à esquerda do córrego; na Barra do Saí, nas proximidades da Rua Guairacá; na Praia de Caieiras, próximo à Rua Frederico Nascimento; na Praia Central, na Avenida 29 de Abril (próximo ao posto dos guarda-vidas) e outro 100 metros à esquerda da Rua Ponta Grossa.

Em Matinhos, um dos locais reprovados fica no Balneário Flamingo, nas proximidades da Avenida Curitiba (rotatória), e outro na Praia Central, no Mercado dos Pescados (o qual tinha recebido bandeira amarela na análise anterior).

Com relação à Ilha do Mel, a localização do ponto não recomendado para banho é Praia de Encantadas, 250 metros à direita do trapiche.

Para o presidente do IAP, Tarcísio Mossato, a diminuição do número de banhistas nas praias do estado foi o que fez com que a balneabilidade apresentasse melhora nessa semana. "Houve redução do número de pessoas em imóveis próprios e alugados que não estão corretamente ligados à rede de esgoto. Por isso a qualidade da água do mar melhorou", afirmou.

Mossato reforçou ainda a necessidade de os donos de domicílios e estabelecimentos comerciais regularizarem a situação de seus imóveis, para que não sejam prejudicados pelo descarte de dejetos nos rios e no mar.

Segundo ele, o resultado da análise não teve redução maior do número de pontos impróprios por causa da grande quantidade de chuva que caiu no Litoral nos últimos dias.

Dois pontos em Matinhos estavam impróprios na semana passada e receberam bandeira amarela nessa semana. A localização é Balneário Riviera, nas proximidades da Rua Toledo e outro da Rua Paranavaí. O local que recebe bandeira amarela está liberado para a entrada no mar, porém, o veranista deve evitá-los se tiver chovido forte no período de 24 horas antes.

O ponto é reprovado quando o resultado da análise for superior a duas mil bactérias Escherichia coli (E. coli) por 100 mililitros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 mililitros.

Rios

A situação dos cinco pontos de rios analisados pelo IAP segue a mesma dos três boletins anteriores. Dois dos cincos pontos avaliados são considerados impróprios.

A localidade da Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Nhundiaquara, em Morretes, nas proximidades do Largo Lamenha Lins, estão com bandeira vermelha.

Outros dois pontos de rios avaliados são recomendados para banho e um recebeu bandeira amarela.Veja no mapa a situação de cada um dos pontos:

Balneabilidade - Verão 2010/2011

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.