
Enquanto entidades como o Sindicato das Empresas de Publicidade Externa do Paraná (Sepex/PR) pedem mais rigidez na fiscalização da publicidade sonora voltada às ruas, em Curitiba, o vereador Sérgio Ribeiro (PV) propõe um aumento do limite sonoro para os locutores que anunciam as ofertas dos estabelecimentos comerciais. O objetivo da proposta, que tramita na Câmara Municipal, é alterar o delimitador de 65 decibéis da legislação em vigor. "Para os locutores do comércio, trabalhar com 65 decibéis é um nível baixo para se alcançar objetivos de promoção e produção", afirma.
O vereador, filiado ao Partido Verde, acredita que o aumento do limite pode coibir os abusos e, conseqüentemente, diminuir a poluição sonora. "Pretendemos alterar a legislação e chegar a um acordo." A proposta não especifica qual poderá ser o aumento do limite sonoro.
O presidente da Associação Nacional dos Locutores e Apresentadores de Eventos e Comércio (em fase de implantação), Aramis Tabajara, acredita que o limite poderia chegar, pelo menos, a 75 decibéis. "Gera mais barulho, mas os decibéis serão respeitados. A gente não quer infringir a lei, mas poder ter vendas para o comércio", afirma. "Cumprimos a lei direitinho, como tem de ser feito, e o comércio não vai ser fechado por causa disso."
A Associação Comercial do Paraná (ACP) não possui um posicionamento sobre o assunto mas, segundo a presidente Avani Slomp, cada empresa tem sua opção de marketing. "É um assunto que tem de ser visto com atenção. Até então nem tínhamos percebido que o som alto acaba incomodando."



