• Carregando...
“É importante a sociedade civil evitar o alarmismo e se mobilizar com uma perspectiva mais favorável frente à crise econômica.”Belmiro Valverde Jobim Castor, presidente do Movimento Pró-Paraná. | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
“É importante a sociedade civil evitar o alarmismo e se mobilizar com uma perspectiva mais favorável frente à crise econômica.”Belmiro Valverde Jobim Castor, presidente do Movimento Pró-Paraná.| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Foi aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Curitiba, um projeto de lei que prevê a realização de uma homenagem ao ex-colunista da Gazeta do Povo, Belmiro Valverde Jobim Castor. O projeto é de autoria de vários vereadores da Casa.

Os parlamentares devem sugerir à Prefeitura de Curitiba que nomeie uma escola com o nome de Valverde. O projeto volta para segunda discussão na Câmara nesta quarta-feira (13) e, se aprovado, segue para sanção do prefeito Gustavo Fruet (PDT).

Histórico

O economista e professor Belmiro Valverde Jobim Castor morreu no dia 29 de março, aos 71 anos, em Curitiba. Ele foi Secretário de Estado do Planejamento do Paraná entre 1974 e 1979 e novamente entre 1983 e 1987. Também atuou como Secretário de Estado da Educação do Paraná entre 1987 e 1988. Entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990 foi diretor do Banco Bamerindus. Valverde fez parte do Conselho Curador da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2002 e 2004 e fazia parte do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná desde 2004.

O economista publicou seis livros. No campo acadêmico, Valverde foi professor da UFPR de 1971 a 2004 e lecionava na Universidade Positivo e na FAE Business School, além de ser convidado frequente em outras universidades.

Entre suas outras atividades, Valverde também era presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná, Vice-Presidente da Associação Alirio Pfiffer de Apoio ao Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas (HC), Vice-Presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba e também membro da Academia Paranaense de Letras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]