• Carregando...

Começou a tramitar na quarta-feira (13) na Câmara Municipal de Curitiba um projeto que restringe o uso exclusivo do cartão-transporte apenas a micro-ônibus. O projeto é de autoria dos vereadores Chicarelli (PSDC) e Rogério Campos (PSC) e proíbe a substituição de cobradores pela utilização do documento.

De acordo com Chicarelli, a intenção é valorizar a função do cobrador. "Como o transporte coletivo está sempre socado de gente, o cobrador passa a ser um fiscalizador, orientador e auxiliar do motorista", explica o vereador. "É para proteger a classe trabalhadora", afirma o político.

O vereador acredita que o projeto deve passar pelas comissões da Câmara. "Não estamos criando um custo a mais, é um custo que já consta na planilha do transporte coletivo", afirma. "Trata-se de uma regulamentação", diz o parlamentar.

Outro projeto

Mais um projeto envolvendo o uso do cartão-transporte está tramitando na Câmara de Vereadores. De autoria dos vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Paulo Rink (PPS), a proposta prevê a ampliação gradativa do uso exclusivo do cartão-transporte no pagamento da tarifa em Curitiba.

A ideia é que os cobradores passem por cursos de requalificação, evitando a demissão dos profissionais. Já nos terminais e estações-tubos é prevista a atuação de fiscais.

O projeto ainda deve passar pelas comissões de Serviço Público e Urbanismo e Obras Públicas antes de ir à votação.

Urbs

Por meio da assessoria de imprensa, a Urbs informou que não comenta projetos em tramitação no Legislativo. O órgão informou que existe um estudo para incentivar o uso do cartão-transporte para reduzir o volume de dinheiro circulando no sistema, mas que isso não inclui a exclusividade de pagamento com o documento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]