• Carregando...
 |
| Foto:

Sabe aquele check-up médico e a limpeza das gavetas, que procrastinamos durante 11 meses? E a consulta de rotina das crianças ao pediatra e ao dentista? Reunir os documentos para o Imposto de Renda? Ah, deixa para as férias! A lista de atividades que "empurramos" ao longo do ano é tão variada que há um grande risco de nada ser feito, ou, então, do mês de descanso da família ser todo gasto na resolução de problemas. Para não cair em nenhum dos extremos, ensinam especialistas, planejamento é fundamental.

Segundo a coach Cibele Nardi, da High Places Coaching Brasil, para começar 2015 sem pendências, o primeiro passo é listar o que se deseja fazer nas férias de fim de ano.

Papel

Nessa fase, vale colocar tudo no papel: desde o médico das crianças, os exames de rotina, a compra de material escolar e uniformes, a busca de uma colônia de férias, a manutenção da casa, a arrumação dos armários, até as visitas a amigos e parentes.

"Depois, é preciso analisar a viabilidade, encontrar um motivo palpável para fazer aquilo e analisar as consequências de adiar a tarefa. ‘Tenho que levar as crianças ao dentista agora, porque depois começam as aulas, elas podem ficar com os dentes doentinhos e não dará tempo’", explica Cibele.

Selecionar dias específicos para cada tarefa e agrupá-las por proximidade de local também facilita a resolução. "O dentista e a pendência naquela loja próxima podem ser resolvidos naquele dia." Ver o horário de funcionamento de estabelecimentos e marcar compromissos médicos com antecedência é uma boa dica para quem não quer correr o risco de ligar no dia das férias coletivas do consultório.

Passaporte

"Nos períodos de festas, muitos órgãos públicos são fechados, aí não tem como tirar passaporte, por exemplo. Mas dia 21 e 22 de dezembro ainda dá para resolver algumas coisas", detalha a coach.

Outras perguntas que devem ser respondidas para cada pendência da lista são: o que isso vai me custar, não só financeiramente, mas de energia, tempo? Quem são as pessoas envolvidas? Qual emoção vou sentir quando concluir a tarefa? "As coisas precisam deixar de ser pendências, para se tornarem objetivos. Que peso vou tirar das costas, que alegria vou sentir ao realizar aquilo? São perguntas que valem para planejar a carreira, comprar um carro, para projetos grandiosos ou tarefas simples", garante Cibele.

Ser honesto com o tempo disponível é um dos pontos mais importantes para evitar frustrações, ressalta a coach Mariana Stachiu, diretora da Potencial Desenvolvimento Humano. "Será que dou conta de fazer tudo isso? Vou ter tempo? As metas precisam ser realistas. As férias são para descansar, dormir bem, comer bem, fazer coisas que deem prazer e aproveitar para organizar o que não foi possível durante o ano."

Torturas

Evitar "torturas emocionais" por coisas irrealizadas fica mais fácil quando o planejamento é registrado em papel ou computador, acrescenta Cibele Nardi. "É como se a pessoa assinasse um termo de compromisso com ela mesma. As pessoas passam meses se culpando por não arrumar as gavetas, coisa que demoraria meia hora. No papel, é como uma nota promissória."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]