• Carregando...
A atividade física precisa respeitar a resistência física de cada um e as condições de saúde | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
A atividade física precisa respeitar a resistência física de cada um e as condições de saúde| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Dicas

Qualquer exercício físico traz benefícios, mas a orientação é seguir o seu próprio ritmo e buscar sempre por uma orientação profissional:

Ciclismo

Indicado para as pessoas que querem fortalecer os músculos inferiores, aumenta a capacidade cardiovascular e respiratória.

Musculação

Não é indicada apenas para quem quer definir os músculos. Ela ajuda a aumentar a massa muscular, e a ganhar força física. Em pessoas idosas pode aumentar a absorção de cálcio e fortalecer os ossos, além de flexibilidade.

Corrida, caminhada

Além dos benefícios físicos, aumenta a capacidade cardiovascular, aptidão respiratória e flexibilidade.

Natação, hidroginástica

Exercícios feitos na água ajudam a fortalecer a musculatura, e também auxiliam na mobilidade e flexibilidade.

Yoga

Indicada para todas as idades. Além de contribuir para uma mudança de estilo de vida e aliviar o estresse, ajuda em aspectos como flexibilidade e postura.

A prática regular de atividades físicas comprovadamente oferece benefícios para a saúde do praticante. Especialistas concordam que qualquer exercício físico é benéfico, desde que os limites de cada pessoa sejam respeitados. Mas, na hora de ir para academia, por exemplo, sempre fica a dúvida de por onde começar. Isso vai depender do resultado que se quer obter.

Se o seu objetivo é perder alguns quilinhos, o recomendado é começar com treinamentos três vezes por semana, em dias alternados. A personal trainer Nayara Fieltz explica que o ideal é que o treinamento seja diário, mas isso nem sempre é possível, principalmente para alguém que está começando. A pessoa vai se sentir estimulada na primeira semana, mas seu corpo não vai demorar a mostrar sinais de cansaço, o que acaba levando o aluno à desistência. Se você está pensando no verão, ela alerta: "as pessoas precisam se preocupar com o corpo o ano inteiro. Só comece o ‘projeto verão’ agora se ele é para o verão de 2016", salienta.

O professor associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná Sérgio Gregório da Silva lembra que apenas os exercícios não vão ajudar a atingir o objetivo. "Para uma pessoa que está iniciando do zero, qualquer atividade física é benéfica, mas outros cuidados com a saúde são fundamentais. Não vai ser em dois meses que você vai compensar anos de sedentarismo", explica.

Individual

Os dois profissionais esclarecem que a atividade física precisa ser definida especificamente para cada indivíduo, mesmo quando os objetivos parecem simples, como emagrecer ou definir o corpo. A série de treinamentos precisa levar em consideração diversos fatores, tais como: resistência física; condições de saúde, como doenças respiratórias e cardiovasculares; quais partes do corpo você quer definir; se gostaria de ganhar massa muscular, força ou flexibilidade; entre outros.

Além disso, é importante estabelecer qual atividade você prefere e quantas vezes por semana quer praticar. "Não adianta fazer uma atividade sem motivação", resume Nayara. "O ideal é começar com alguma coisa que a pessoa goste e que o acesso seja fácil. Esses são fatores decisivos para que a pessoa continue praticando", completa Silva. O professor argumenta ainda que, além de melhorar a saúde, a prática regular de atividades físicas leva a uma mudança de hábitos e de estilo de vida, sem falar que alivia o estresse.

Marcio Ramos da Silva, de 27 anos, frequenta a academia cinco vezes por semana, e conta que se sente mais disposto para o trabalho depois das atividades. "Melhora a condição física e você se desenvolve mais no dia a dia, tira aquele estresse do cansaço". O estudante de Filosofia Jeferson de Farias Ferreira, 22, se exercita diariamente, e sente os efeitos em sua rotina.

"Quando você vem para a academia você sente a disposição, o corpo se anima, você se sente bem com você mesmo. E a sua mente também fica melhor", enumera o jovem.

Perdendo peso

Para quem quer somente perder peso na academia, o ideal é começar com treinamentos três vezes por semana, em dias alternados. Segundo a personal trainer Nayara Fieltz, o ideal é que a pessoa treine todos os dias. No entanto, nem sempre é viável fazer isso, principalmente para quem é iniciante.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]