• Carregando...
 | Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
| Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Em seu primeiro dia útil de operação, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no centro do Rio, sofreu uma pane e parou a cerca de 200 metros do Aeroporto Santos Dumont. Os passageiros tiveram que descer da condução e relataram no local que o bonde saiu do trilho, o que é negado pela prefeitura. O fato aconteceu por volta das 15h desta segunda-feira (6) quando o VLT estava em um passagem de nível sob a pista do Aterro do Flamengo. Ninguém ficou ferido.

As fotografias publicadas nas redes sociais mostram passageiros em volta do bonde, mas não esclarecem se houve descarrilamento. No local, o jornal “O Estado de S. Paulo” constatou que não há trilho no ponto onde o VLT parou e desceram os passageiros. Isso indica que a condução pode mesmo ter descarrilado parcialmente.

A Secretaria Municipal de Transportes buscou minimizar o problema, que seria esperado na “fase de adaptação” do sistema, e negou que o VLT tenha saído do trilho. O jornal entrevistou taxistas que fazem ponto no Santos Dumont. Eles contaram que o bonde saiu mesmo do trilho, segundo relatos dos passageiros que saltaram e se dirigiram a pé ao aeroporto.

Segundo a secretaria, o VLT seguia em direção ao aeroporto e teve o serviço interrompido por uma queda de energia, após deixar a parada Antônio Carlos. “O desembarque em via foi realizado de forma segura, com o auxílio de agentes da concessionária qualificados para este tipo de atividade. A operação dos demais trens não foi afetada, e o serviço do VLT 101 foi restabelecido em cerca de 20 minutos, sem novas interrupções. Cabe esclarecer que nesta etapa novos eventos podem ocorrer, pois a fase é de adaptação”, diz nota da secretaria.

O novo bonde trafegou lotado hoje - este mês, a tarifa não está sendo cobrada. O horário está limitado, das 12h às 15h, e as paradas lotaram. Os passageiros queriam conhecer a novidade, mais do que utilizá-la para deslocamentos necessários. Taxistas que fazem ponto do aeroporto contaram que o bonde havia saído lotado e, poucos minutos depois, os passageiros voltaram a pé relatando o incidente, assustados com a falha logo no primeiro dia útil de operação.

Depois de dois anos de obras, o VLT começou a circular no domingo, 5, entre a Praça Mauá e o Santos Dumont, pela Avenida Rio Branco. A inauguração, festiva, que contou com ritmistas de escolas de samba, foi feita pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), que disse que o novo modal de transporte foi resultado de um “esforço de mobilidade” inspirado pela Olimpíada, a ser disputada em agosto.

A maior preocupação da prefeitura no momento é com relação ao risco de atropelamentos - durante as obras, pedestres se habituaram a andar sobre os trilhos. Os bondes estão sendo precedidos de escolta de motociclistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]