• Carregando...

A partir de hoje, passageiros vindos do exterior passarão a preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) nos voos que aterrissam no Aeroporto Afonso Pena, em Sção José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que disse ter enviado ontem os documentos para as companhias aéreas. Hoje é o último dia para as empresas se adequarem.

O documento está entre as principais medidas de controle contra a gripe A (H1N1). O objetivo é cadastrar em todo o país as pessoas que viajaram ao exterior. Se algum passageiro de determinado voo apresentar os sintomas, o órgão sanitário terá condições de entrar em contato com os demais que estavam a bordo, realizando a busca ativa. A apresentação do questionário será obrigatória para a entrada no Brasil.

A DSV não está sendo exigida no Porto de Paranaguá. A assessoria de imprensa da Anvisa reconhece que o número de funcionários do órgão federal é deficitário, mas explica que o porto só recebe navio cargueiro, não de passageiros, e a tripulação já segue os cuidados contra a nova gripe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]