Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fundo de participação

116 cidades devem receber mais verbas da União em 2015

 |

Com a nova estimativa populacional divulgada ontem, 116 cidades do país podem receber mais verbas do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A previsão é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) feita com base nos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Paraná, nove cidades poderão ser beneficiadas: Apucarana, Campo Mourão, Corbélia, Imbituva, Palotina, Piraquara, Pontal do Paraná, São Mateus do Sul e Toledo.

Conforme explica a CNM, o crescimento populacional nos municípios citados afetará os coeficientes de distribuição do FPM, que podem variar de 0,6 a 4. Os coeficientes estão ligados às faixas populacionais em que se enquadram os municípios e, segundo a CNM, outras duas prefeituras do estado dependem de apenas 10 novos habitantes para terem seus coeficientes aumentados: Barracão e Realeza.

Perdas

Em contrapartida, 12 cidades do país devem perder coeficiente e, consequentemente, verbas repassada pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPNM).

Em 97,7% dos casos, no entanto, não devem ocorrer alterações. As mudanças previstas pela Confederação Nacional dos Municípios ainda precisam ser confirmadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.