• Carregando...
Ivo Cassol, senador | Moreira Mariz/Ag. Senado
Ivo Cassol, senador| Foto: Moreira Mariz/Ag. Senado
  • Ratinho Júnior, deputado

A Associação dos Servidores do Ministério Público Federal entrou ontem com uma ação pedindo o fim do 14.º e 15.º salários pagos aos deputados e senadores. A ação, protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), questiona a constitucionalidade de decretos legislativos que garantem o pagamento de dois salários, um no início e outro no final de ano. O relator do processo será o ministro Carlos Ayres Britto. Os pagamentos são uma ajuda de custo para as despesas com transporte e para comparecimento dos parlamentares no Congresso. Nesta semana, o assunto esteve em pauta na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que discute um projeto para acabar com os pagamentos. A discussão foi suspensa pelo senador Ivo Cassol (PP-RO, foto acima) por não considerar o pagamento irregular. "O político no Brasil é muito mal-remunerado porque tem que atender com passagem, dar remédio, ser patrono de formatura", disse. O projeto é da ministra e senadora licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Conversa afiada - Ratinho Júnior (PSC-PR)

O deputado Ratinho Júnior (PSC-PR), em conjunto com líderes do PTB, foi um dos articuladores do movimento que pede a vinculação da votação da Lei Geral da Copa à do Código Florestal. A medida foi um dos motivos que levou o governo a suspender as no plenário da Câmara nesta semana. O Planalto alega que vincular a votação da Lei Geral da Copa a do Código Florestal é colocar a faca no pescoço do governo. E que, deste modo, não tem acordo para votar o Código Florestal.

Por que o governo não quer discutir o Código?

Acontece que o governo está querendo fazer média com a imprensa, com outros países, tentando colocar a opinião pública contra os deputados.

A aproximação do PSC com o PTB na Câmara dos Deputados pode ter reflexos na eleição local [Ratinho à pré-candidato à prefeitura de Curitiba]?

Isso não foi colocado, mas é lógico que eu vou buscar. Tenho boa amizade com o [deputado federal] Alex Canziani e com o [deputado estadual] Fabio Camargo [ambos do PTB]. Sei da proximidade do Canziani com o prefeito Luciano Ducci (PSB), mas vou conversar com ele.

E sobre o PV, como estão as conversações?

Estou muito animado. Na conversa que eu tive com ele, ofereci a indicação do vice na minha chapa para o partido. Nenhum dos que já tem a candidatura colocada ofereceu isso ao PV. Mas não foi cogitado nenhum nome.

* * * * *

Réu

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) aceitou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o prefeito de Curiúva (Norte Pioneiro), Márcio de Aparecida Mainardes. Segundo o MPF, Mainardes é acusado de criar empresa de fachada em nome de um empregado de seus negócios particulares para sonegar mais de R$ 11 milhões em tributos, entre 2002 e 2003.

Candidatura própria

Dois aliados de peso prometem engrossar as fileiras dos defensores da candidatura pelo PMDB do ex-prefeito Rafael Greca à prefeitura de Curitiba.

O vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, confirmaram presença no Encontro Nacional do PMDB pela Candidatura Própria, que será realizado em Curitiba no próximo dia 19 de abril.

Pinga-fogo

"Estou em uma reunião da minha empresa. Posso te ligar na segunda-feira?"

A desculpa inusitada foi dada por Carlos do Rego Almeida Filho, diretor de transportes da Coordenação Metropolitana de Curitiba (Comec), ao responder sobre um pedido de entrevista feito pela reportagem da Gazeta do Povo.

Colaboraram: Sandro Moser, Fernanda Trisotto e Karlos Kohlbach.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]