• Carregando...

"Não adianta tapar o sol com a peneira. "

Nelson Justus, presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, sobre o fato de os deputados só retomarem os trabalhos no próximo dia 26, depois de um merecido descanso de carnaval.

500 mil – O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, afirmou ontem de manhã em entrevista coletiva que o partido vai continuar distribuindo os panfletos contra o prefeito Beto Richa (PSDB). Na sexta-feira, um oficial de Justiça foi à sede do partido apreender os panfletos, mas não conseguiu cumprir a ordem emitida pelo juiz. Doático diz que o PMDB imprimiu 500 mil panfletos. O título é "Beto Richa Imoral e Canalha Defende a Corrupção do Irmão".

Guerra – Os panfletos foram produzidos depois que o governador Roberto Requião (PMDB) e Richa entraram em confronto na terça-feira. Requião disse que José Richa Filho, irmão do prefeito, desviou R$ 10 milhões do DER para a campanha de Beto ao governo em 2002. O prefeito negou as denúncias com uma carta aberta ao governador, com termos bem pouco amistosos.

Coletiva – A disputa continuou ontem com a coletiva de Doático. Segundo ele, o prefeito estaria tentando cercear o direito de livre expressão partidária do PMDB. A decisão judicial favorável ao prefeito, que previa a apreensão do material de divulgação, determina multa caso os panfletos continuem sendo distribuídos.

Inútil – Os deputados governistas não vão medir esforços para instalar cinco CPIs para investigar assuntos do passado. A oposição vai tentar barrar. "A direção da Casa tem que fazer uma análise criteriosa porque a Assembléia não pode virar um festival de CPIs. Eu já vi esse filme", disse o deputado Augustinho Zucchi (PDT). Algumas CPIs, como a que investigou a escuta clandestina ilegal no Paraná, não chegaram a conclusão alguma.

Útil – O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), garante que a intenção em apresentar seis pedidos ao mesmo tempo, extrapolando o número máximo de cinco que podem funcionar ao mesmo tempo, não é impedir que novas CPIs sejam criadas. "São suspeitas graves que nunca foram investigadas", disse o deputado.

Mudo – O secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, continua calado em relação ao ultimato do Ministério Público para que decida entre permanecer no governo ou renunciar ao cargo de promotor de justiça. Em todas as solenidades públicas de que participa, se recusa a falar com a imprensa. A última aparição foi na sessão especial de abertura dos trabalhos do Legislativo, na quinta-feira, de onde saiu de fininho. "Não tenho nada a dizer sobre isso."

Pressão – A vontade do governador Roberto Requião (PMDB) prevaleceu na eleição do deputado estadual Waldyr Pugliesi para a liderança da bancada. Os 16 deputados adotam publicamente o discurso de "unidade", mas o grupo que apoiou Artagão Junior teve que engolir calado. A justificativa é de que o deputado abriu mão para em nome da "harmonia" e porque recebeu o convite para outro cargo nunca disputado: vice-líder do governo.

Apoio – O deputado estadual e líder da oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), passou a tarde de sexta-feira na diretoria-geral da Casa cobrando o prometido apoio técnico que o presidente Nelson Justus prometeu dar a todas a lideranças.

Voto – O prefeito de Castro, Elias Fadel (PMDB), é o candidato à presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) que tem o apoio do governo do estado, com o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, já tendo declarado tal preferência. Agora, Fadel ganha novo voto forte. Deputados afirmam que o atual presidente da AMP, Luiz Sorvos (PMDB), prefeito de Nova Olímpia, também está ficando do lado de Fadel.

Região – O deputado estadual Fernando Carli Filho (PSB) estreou na Assembléia apresentando projeto para criar a região metropolitana de Guarapuava. O projeto abrange 19 municípios do Centro-Sul do estado que representam uma área de aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados e cerca de 500 mil habitantes. Carli vai tentar entrar na briga para instalar o projeto, mas reconhece que será difícil. O governo já barrou outras duas em Cascavel e Ponta Grossa.

Pinga-fogo

O ex-presidente do Iapar, o engenheiro agrônomo Onaur Ruano, foi o escolhido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar o cargo de secretário nacional de Segurança Alimentar. ••• O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) conseguiu indicação do partido para ser membro da comissão de Finanças da Câmara e tenta ser suplente na Comissão de Educação. ••• O PSDB também está lançando Kaefer pré-candidato a prefeito de Cascavel. ••• O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, e o líder do prefeito, Mário Celso Cunha, definiram com os líderes dos partidos as presidências que cada partido terá nas comissões internas. ••• O PSDB ficará novamente com a presidência da Comissão de Legislação e o PDT com a de Economia, as duas principais. Disputam o cargo os vereadores Paulo Frote, Nely Almeida e Luís Ernesto. Jairo Marcelino e Roberto Hinça estão no páreo para Economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]