• Carregando...
Sessão da Câmara de Curitiba, com alguns vereadores presentes e outros ausentes: apenas três não faltaram a nenhuma sessão nos últimos dois meses | Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
Sessão da Câmara de Curitiba, com alguns vereadores presentes e outros ausentes: apenas três não faltaram a nenhuma sessão nos últimos dois meses| Foto: Rodolfo Bührer/Gazeta do Povo
  • Confira as faltas dos 38 vereadores de Curitiba nos últimos dois meses

Sete dos 38 vereadores de Curitiba, quatro deles candidatos à reeleição, aparecem na lista dos que faltaram mais de 25% das sessões da Câmara Municipal nos últimos dois meses – período eleitoral. Se estivessem na escola ou na universidade, seriam reprovados por falta.

De acordo com levantamento da Gazeta do Povo com base em informações divulgadas pela Câmara, os vereadores Luís Ernesto (PSDB), Beto Moraes (PSDB), Jairo Marcelino (PDT), Mestre Déa (sem partido), Pastor Valdemir Soares (PRB), Sabino Picolo (DEM) e Manassés Oliveira (sem partido) seriam os políticos reprovados – todos não compareceram em 25%, ou 7 sessões. Nenhum dos vereadores ouvidos pela reportagem creditou as faltas ao período eleitoral. Eles não tiveram qualquer desconto no salário.

"O vereador que tiver um terço de faltas em toda a legislatura pode ser cassado", disse o presidente da Casa, Luiz Cláudio Derosso (PSDB). Apenas três dos 38 parlamentares, tiveram 100% de presença: Dona Lourdes (PSB), Luizão Stellfeld (PCdoB) e Mario Celso Cunha (PSB).

Nos últimos dois meses, houve 26 sessões na Casa. Alguns vereadores têm mais faltas do que presença. É o caso de Beto Moraes (PSDB) e Luís Ernesto (PSDB) – os dois mais faltosos. Ernesto, que não concorre à reeleição, faltou 15 vezes. "Eu faltei por problemas de saúde na família. Resolvi não pedir licença para não atrapalhar o trâmite do orçamento na Câmara", disse Ernesto.

Beto Moraes, que tenta a reeleição, afirmou que apresentou justificativa para todas as 14 faltas, mas por "questões políticas" elas não foram aceitas pela Câmara. "Faltei para ir ao médico e ao dentista", contou. Derosso rebateu: "Ele apresentou como justificativa o contato com a população. Isso não é aceito", disse. O regimento interno da Casa aceita como justificativa, entre outras coisas, casos de doença, falecimento e ausências para representar a Câmara fora de Curitiba.

Os campeões de faltas sem qualquer justificativa são os vereadores Jairo Marcelino (PDT) e Valdemir Soares (PRB) – ambos concorrem à reeleição. Eles estiveram ausentes em 9 das 26 sessões. O pedetista questionou os números. "Só me lembro de ter faltado duas vezes. Na última terça-feira faltei porque tinha um compromisso particular, mas na pauta só tinham dois projetos de aprovação de nome de ruas", disse. O vereador Mestre Déa, que não disputa a reeleição, também esteve ausente em 9 sessões, mas justificou 5 faltas.

Sabino Picolo e Manassés Oliveira participaram de 18 das 26 sessões. Picolo é candidato a reeleição, diferente de Manassés. Os dois não foram encontrados pela reportagem para comentar as faltas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]