• Carregando...
Renan: para 56%, a eleição dele deveria ser anulada | Waldemir Barreto/Ag. Senado
Renan: para 56%, a eleição dele deveria ser anulada| Foto: Waldemir Barreto/Ag. Senado

Pesquisa feita pelo Instituto Ibope revela que 74% dos brasileiros querem o afastamento de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. O levantamento foi encomendado pela organização não governamental Avaaz – entidade que hospedou, em seu site na internet, um abaixo-assinado que reuniu 1,6 milhão de brasileiros pedindo o afastamento de Renan.

Segundo a pesquisa, que ouviu, por telefone, mil pessoas entre os dias 2 e 3 de março, os senadores deveriam exigir a renúncia de Renan do cargo. Além disso, 63% da população que participou do levantamento destacou não concordar com o uso do sistema de voto secreto para a eleição da presidência da Casa.

Para 56% dos entrevistados, a votação que elegeu Renan deveria ser considerada inválida por ter sido secreta. Outros 38% disseram que a escolha de Renan é válida. As entrevistas por telefone apuraram também que 68% dos eleitores provavelmente não votariam em um senador que apoiasse o atual presidente do Senado.

Renan Calheiros retornou ao comando do Senado cinco anos após renunciar ao cargo para não ser cassado e uma semana após o Ministério Público tê-lo denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de notas falsas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]