• Carregando...
José Genoino, ex-deputado federal | RB
José Genoino, ex-deputado federal| Foto: RB
  • Alvaro Dias (PSDB-PR), senador

A defesa do ex-deputado federal José Genoino (foto) no julgamento do mensalão se concentrará em descolar as atividades do então presidente do PT – descritas por seus advogados como meramente políticas e institucionais – das decisões financeiras, função do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Também tentará provar que Genoino mantinha relações apenas políticas com parlamentares do PP e do PTB e rebaterá as acusações de formação de quadrilha, sustentando que não houve crime nenhum. As alegações finais, entregues em setembro do ano passado, ressaltam o estilo de vida modesto do ex-parlamentar. O próprio Genoino insiste na tese. "Não tenho bens", disse o ex-deputado.

Agenda

Quarta-feira – A Câmara Municipal de Curitiba reabre as sessões plenárias. Na pauta do semestre, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013 e o novo Regimento Interno da Casa.

Quinta-feira – Começa o julgamento do mensalão, o caso mais importante da história do STF desde a redemocratização. No primeiro dia, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, apresenta um resumo de seu parecer sobre o caso e o acusador, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, coloca suas considerações e pede a condenação dos réus.

Pacotão de medidas

A presidente Dilma Rousseff prepara o lançamento de três projetos para agosto. Um deles é a desoneração fiscal das indústrias – no valor de R$ 30 bilhões. O segundo trata de concessões de aeroportos e estradas, e o último pretende reduzir as tarifas de energia elétrica.

Manifestação popular

Cerca de 60 pessoas marcharam pelas ruas do Rio de Janeiro, ontem, pedindo pelo fim da impunidade no país. Um bolo de três andares e com onze bonecos que representavam os ministros do Supremo Tribunal Federal foi cortado em comemoração ao início do julgamento do mensalão, previsto para a próxima quinta-feira, após sete anos de investigações. Também foi lançado o blog "De olho no Mensalão", onde serão publicados comentários e opiniões sobre o processo e o julgamento.

Apoio desejado (?)

O PR, partido do deputado federal Tiririca, o mais votado em 2010, pretende oferecer a imagem do humorista para a campanha de José Serra (PSDB), que disputa a prefeitura de São Paulo. O partido, que faz parte da base aliada de Dilma Rousseff (PT), mas fechou com Serra na capital paulista, argumenta que a popularidade de Tiririca pode ser um importante cabo eleitoral para o tucano. A expectativa, porém, é de que o PSDB recuse o apoio já que o ex-palhaço tem um índice de rejeição de 70% em São Paulo, segundo pesquisas internas.

Mais um

A "filial" brasileira do Partido Pirata foi lançada ontem, durante a Campus Party, em Recife (PE), aproveitando a passagem do fundador do Partido Pirata da Suécia, Rick Falkvinge, pelo Brasil. O grupo de organizadores da legenda passará, agora, a coletar as 480 mil assinaturas necessárias para a sigla ser assinalada no Tribunal Superior Eleitoral. O partido defende valores como liberdade de troca de informações na internet e respeito à privacidade.

Pinga-fogo

"O número 45 no Paraná estará ausente da tela da TV durante esta campanha."

Senador Alvaro Dias (PSDB) (foto 2), durante entrevista a uma rádio de Cascavel, criticando a estratégia do partido no Paraná de formar alianças em vez de lançar candidatos próprios para as prefeituras nos grandes municípios do estado.

Colaborou Katna Baran.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]