• Carregando...
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal | Nélson Jr./STF
Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal| Foto: Nélson Jr./STF
  • Amado Batista, cantor

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes (foto) criticou ontem a demora da presidente Dilma Rousseff em preencher cadeiras vagas na Corte e sugeriu mudanças no sistema para permitir que outras instituições possam fazer a indicação no caso de "tempo abusivo". No último episódio, da aposentadoria de Carlos Ayres Britto até a indicação de Luís Roberto Barroso, passaram-se seis meses e uma semana (ou 188 dias). No ano passado, a presidente já havia demorado quase cinco meses para escolher o ministro Teori Zavascki. Diante da demora da presidente em fazer as indicações, a cúpula do PMDB no Senado sugeriu uma emenda constitucional impondo prazos para que o presidente da República indique membros do STF.

Abono

Segundo o projeto aprovado ontem, o presidente da Assembleia Legislativa poderá abonar, durante o mês, uma única ausência injustificada à sessão. Fora essa, o dia de falta não justificada continuará a ser descontada do salário do deputado.

Mudando

O ano está quase na metade, mas as mudanças na Fundação de Ação Social (FAS), presidida pela primeira-dama Márcia Fruet, continuam. Portaria publicada ontem no Diário Oficial do município dispensa nove servidores de cargos de chefia em oito Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e um Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).

Justificativa

Os deputados estaduais aprovaram na sessão plenária de ontem, em primeira discussão, o Projeto de Resolução Nº 08/13 que pretende deixar mais claras as hipóteses que podem justificar eventuais ausências dos deputados nas sessões plenárias. A proposta vai a segunda votação hoje. Se for aprovada, parlamentares que acompanhem o governador em viagem; estejam em evento fora da capital com ministro; ou estejam representando a Assembleia em missão terão o direito a justificar a falta. As ausências por motivo de doença também serão justificadas, mas apenas com apresentação do atestado médico.

Tiririca

O deputado federal Tiririca (PR-SP) se reúne hoje com a direção do partido para definir seu futuro político em 2014. No começo do ano, Tiririca chegou a dizer que gostaria de se dedicar à carreira artística. Ele conquistou 1,3 milhão de votos na eleição de 2010 para vaga de deputado.

Visita

O diretor do Detran-PR, Marcos Elias Traad da Silva, estará na Assembleia Legislativa hoje. Ele vai à Casa para falar sobre as mudança na política de lacres de placas de veículos, que começa a valer no dia 1º de junho. A reunião acontece na sala de reuniões da presidência da Assembleia, a partir das 17 horas.

Deu o cano

Estava marcada para ontem de manhã, na Assembleia Legislativa do Paraná, uma audiência pública com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o Pepe Richa. No evento, organizado pelo líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), ele falaria sobre o pedágio e os investimentos nas rodovias que cortam o Paraná. A audiência, porém, não ocorreu porque Pepe tinha outra agenda no mesmo horário. Há duas semanas, o secretário não gostou das declarações de Traiano de que o Executivo pretende implantar novas praças de pedágio no estado por meio de parcerias público-privadas (PPPs).

Pinga-fogo

"Fui torturado, mas mereci."

Amado Batista, cantor, sobre o fato de ter sido torturado durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Colaboraram: Guilherme Voitch e Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]