• Carregando...

O avanço da dengue na cidade do Rio de Janeiro e em outras regiões do país levou as autoridades de saúde a ficarem em estado de alerta para evitar que o mosquito Aedes Aegypt se torne um adversário indesejável dos atletas que vão disputar os Jogos Pan-Americanos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de dengue aumentaram em 16 Estados do país em 2006. Na cidade do Rio de Janeiro, palco do Pan, em julho, já foram detectados 1.381 casos somente esse ano.

Para evitar a proliferação da doença, o ministro da Saúde, Agenor Álvarez, anunciou que remanejou 380 agentes de saúde para combater o mosquito da dengue no Rio e que outros 400 profissionais serão deslocados para atuar contra a doença na cidade até o Pan.

``O número ideal que achamos é 1.050. Esse seria o contingente ideal para suprir as necessidades de trabalho no Rio. Já vieram 380, estamos convocando mais 400. Vamos fazer uma outra avaliação. O trabalho para o Pan está integrado e não vamos medir esforços'', disse o ministro a jornalistas, em um encontro de secretários de saúde da região Sudeste.

Ele prometeu ainda liberar 53 milhões de reais para serem aplicados no combate à dengue.

O governo federal e o município do Rio criaram o plano ``Pan sem dengue'', que prevê medidas como reparos de veículos, capacitação profissional e campanhas na mídia contra o Aedes Aegpypt.

``(Nossa preocupação) não é só com a dengue. Tem muitos vírus circulando na América do Sul e as pessoas que vem para o Pan podem trazer outros vírus. Nossa preocupação não é só com turistas e atletas. O objetivo é proteger a população brasileira contra a entrada de algum vírus novo que não esteja circulando no Brasil'', acrescentou Álvarez.

De acordo com o ministro, o governo pretende destinar em 2007 cerca de 820 milhões de reais para o Fundo Nacional de Saúde, sendo que a estimativa é que 70 por cento serão destinados à prevenção e combate à dengue.

O município do Rio colocou à disposição da população um ''disque dengue'' para receber denúncias de focos do mosquito transmissor e para o agendamento de agentes de saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]