• Carregando...

A desistência do PSDB baiano em lançar candidato ao governo está longe de significar o fim da guerra entre tucanos e pefelistas no estado. Para recuar, o líder tucano na Câmara, Jutahy Júnior, fez duas exigências: 1) Geraldo Alckmin terá de se dividir entre os dois partidos quando for à Bahia, a despeito da exclusividade exigida por ACM; 2) o PFL não poderá usar seu tempo de tevê para atacar o candidato do PSDB ao Senado, Antônio Imbassahy, sob pena de revide.

Jutahy já recebeu aval de Alckmin e da cúpula tucana. Antes, certificou-se da impossibilidade jurídica de intervenção nacional. Nada indica que os carlistas abaixarão a cabeça. O principal colégio eleitoral do Nordeste ainda é terreno minado para Alckmin.

Em ata – Para deixar claros os termos do acordo com a cúpula nacional, Jutahy Júnior fez questão de relatar, na convenção de ontem, com quais dirigentes conversou, em que horários e o que disseram. Piada pronta – O apelido do vereador José Carlos Fernandes, que o PSDB queria emplacar como candidato ao governo baiano, é "Zé Calamidade". "Calamidade é o que viraria a vida do Alckmin caso eles insistissem nesse laranja", ameaça um pefelista. Chapéu alheio – Em visita que fará hoje a São Paulo, o presidente Lula vai inaugurar um centro de oncologia no HC que custou R$ 7 milhões aos cofres estaduais e nenhum tostão ao governo federal. Insistência – O PSDB do DF faz hoje a convenção para homologar a chapa Abadia–Maurício Corrêa. Mas a cúpula nacional tucana daria última cartada na noite de ontem: conversar com Joaquim Roriz para tentar acordo em torno de José Roberto Arruda. Otimismo – Na passagem por Brasília, Alckmin recebeu boas notícias. Pesquisas indicam que, depois da convenção do PFL local, o tucano subiu cerca de 8 pontos no DF. A diferença entre ele e Lula caiu de 17 para 7 pontos. Curto e grosso – Ao deixar reunião em Contagem do PMDB e do PT mineiros com Lula, o ex-governador Newton Cardoso foi lembrando que já fora tachado de "corrupto" por petistas. Ele respondeu: "Também falaram que no PT tem corrupção". Eu, não – Beto Mansur recusou o convite de Orestes Quércia para ser vice em sua chapa na disputa pelo governo paulista. O PP vê "90%" de chances de fechar acordo.

Neutro - Na conversa que teve com a bancada ruralista ontem, Roberto Rodrigues disse que defenderá suas ações na Agricultura, mas não pretende subir em palanque. ‘Não sou filiado a partido.’ Quarentena – O ex-ministro tem convites para dirigir a Abag (Associação Brasileira de Agribusiness) e a CNA (Confederação Nacional da Agricultura), além de proposta para lecionar nos EUA. Cipoal – O material enviado pelo Ministério Público à CPI dos Sanguessugas tem 36 CDs, com oito horas cada um. Parlamentares avaliam que será impossível ouvir tudo. W.O. – As ausências mais sentidas nas primeiras reuniões da CPI foram dos titulares e suplentes da bancada do PP, um dos partidos mais enrolados nas denúncias de fraude.

Highlander – Do senador Pedro Simon (PMDB-RS) sobre a disputa acirrada pela suplência em sua chapa à reeleição: "Como tenho 76 anos, todos querem ser meu suplente pois pensam que vou morrer cedo. Estão enganados. O suplente ficará me vendo trabalhar. Ainda viverei muito". Zen. – "Me inclua fora dessa", diz Moreira Franco (PMDB-RJ) sobre a especulação de que estaria cotado para virar ministro da Saúde. O deputado, ex-defensor da candidatura própria, acaba de se inscrever em curso de meditação.

TIROTEIO

* Do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), da bancada ruralista, sobre a saída do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues:

– O ministro saiu porque deixou de ser conveniente para Lula. O governo vai aparelhar a Agricultura e usar a pasta para ampliar a base de apoio num eventual segundo mandato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]