• Carregando...

O governador Roberto Requião (PMDB) disse ontem que os setores que se opõem ao novo piso salarial paranaense proposto pelo Executivo utilizam "os mesmos argumentos dos escravagistas na época da Abolição". "Eles (os defensores da escravidão) também diziam que a libertação dos escravos iria desestabilizar o Brasil. Isso é rigorosamente inaceitável", declarou o governador, na abertura oficial da 46.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.

Apelo – Requião, que pressiona o Legislativo pela votação da proposta do mínimo regional, aproveitou sua presença no principal evento agropecuário do estado para usar um argumento que agrada os produtores rurais. Disse que o novo piso poderá aumentar o consumo de carnes bovina e de frango. Os dois setores enfrentam dificuldades por causa da queda das exportações, em virtude do ressurgimento da febre aftosa no Paraná e do surto de gripe aviária na Europa e na Ásia.

Estréia – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, promoveu ontem a primeira reunião de trabalho com a equipe técnica da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Os trabalhos da Comec passaram a ser vinculados à Sedu depois da extinção da Secretaria Especial de Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba, no início desta semana.

Boas-vindas – O diretor-presidente da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, e os técnicos de cada setor fizeram apresentações a Forte Netto sobre as linhas de trabalho e sobre as ações e os projetos prioritários, como a resolução do Contorno Ferroviário, do Plano Diretor do Transporte Metropolitano e da licitação das linhas metropolitanas de ônibus.

De perto – Forte Netto garantiu que semanalmente estará na Comec. "Gostaria de pedir que todos se esforcem para que possamos desenvolver essas ações e solicito ainda agilidade na resolução dos problemas", disse. O secretário pediu que a equipe desenvolva um cronograma das atividades realizadas pela autarquia.

Vírus político – Embora o governo federal se esforce, a crise gerada pela decretação da febre aftosa no Paraná não está superada. Ontem, na feira agropecuária de Londrina, Requião e o vice-governador, Orlando Pessuti, voltaram a questionar os critérios técnicos utilizados pelo Ministério da Agricultura para concluir pela doença no estado. Requião disse que Brasília "inventou" a aftosa no rebanho paranaense.

Indecisão – Pessuti voltou a dizer que ainda não sabe se ocupará o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas, para o qual já recebeu aprovação da Assembléia, ou se continuará na chapa de Requião nas eleições de outubro. "Algumas pessoas acham melhor o Pessuti não ir para o TC e permanecer como vice", disse o vice, na terceira pessoa.

Tropa reunida – A coordenação regional do PT no Sudoeste do Paraná e o diretório estadual do partido se reúnem hoje em Francisco Beltrão. Cerca de 200 militantes devem participar do encontro. Pauta da reunião: comemorar os 26 anos do PT, discutir propostas para a estruturação e organização do PT no Sudoeste e debater as candidaturas para a eleição 2006.

Correndo – Mesmo fora da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde continua acompanhando os eventos esportivos do estado, agora como presidente do conselho estadual do esporte. Ele, que é pré-candidato a deputado federal e por isso saiu do cargo do governo do estado, passará por cinco cidades na próxima semana, onde acontecem os Jogos Colegiais do Paraná.

Decisão – Os parlamentares municipais pedem a aceleração no processo de escolha do candidato do PSDB ao governo. "Se o senador Álvaro Dias e o deputado federal Gustavo Fruet não se posicionarem logo, o partido necessita buscar nomes alternativos. Temos o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, o deputado estadual Valdir Rossoni e o deputado federal Afonso Camargo como opções viáveis e sem rejeições", diz o vereador Rui Hara.

Pinga-fogo

* Em sua cruzada pela aprovação do novo mínimo estadual, o governador Roberto Requião convocou ontem a população a ligar para os deputados, pressionando-os a aprovar a proposta do Executivo que está na Assembléia

* A sugestão foi feita durante a visita à 46.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina

* "Com isso, vamos jogar a economia para a frente", disse Requião

* O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, e o deputado federal Gustavo Fruet almoçaram juntos ontem para discutir o quadro sucessório no Paraná

* Os vereadores do PSDB discutem o quadro eleitoral no Paraná e em Curitiba no início da semana

* Derosso, presidente do diretório municipal do partido, diz que esse encontro deve apontar os possíveis caminhos do ninho tucano na eleição de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]