• Carregando...

Wanderval Santos (PL-SP) e Vadão Gomes (PP-SP) são os mais fortes candidatos a inaugurar o ano da pizza. Tudo caminha para que sejam absolvidos ainda no Conselho de Ética. Sem refresco – Pedro Corrêa (PE) não teve sorte. Enquanto outros mensaleiros conseguiram que os relatores de seus processos desaparecessem do Congresso mesmo com convocação extraordinária, o tucano Carlos Sampaio (SP) entregará no próximo dia 10 o texto sobre o deputado do PP.

Tudo parado – Além do sumiço dos relatores, a maioria dos mensaleiros conta com a boa vontade das testemunhas de defesa, que têm oferecido toda sorte de justificativas para para driblar convocações. Urso amigo – Por sugestão da Funarte, Raul Mourão enviou ao Palácio do Planalto um "Lula de pelúcia". O boneco dá nome a uma exposição do artista plástico em cartaz no Rio de Janeiro. Em agradecimento, Mourão recebeu um telegrama com votos de Feliz 2006 assinado pelo presidente. Objeto do desejo – Nas palavras de seu criador, o Lula de pelúcia é o "suvenir da crise". FH, o dono de restaurantes Rogério Fasano e a atriz Fernanda Torres, entre outros famosos, já têm o seu. Contrabando 1 – A CPI dos Correios já identificou pelos menos dois casos de pessoas que tiveram sigilos quebrados pela comissão sem que um parlamentar tivesse requisitado os dados e que seu pedido fosse aprovado em plenário. Contrabando 2 – Em um dos casos estavam dados do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, próximo de José Dirceu. Detectado o erro, a CPI inutilizou o material e abriu sindicância interna.

Solução doméstica 1 – De saída do Ministério dos Transportes para disputar uma vaga no Senado, Alfredo Nascimento (PL-AM) faz força para emplacar seu atual secretário-executivo, Paulo Sérgio Oliveira Passos, à frente da pasta. Solução doméstica 2 – Petistas que estiveram com Nascimento e Dilma Rousseff se impressionaram com o entrosamento manifestado pelos dois ministros. Avaliam que, se depender da chefe da Casa Civil, a estrutura atual será mantida nos Transportes, não obstante o olho grande do PMDB. Exame final – Aliado do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, Nascimento tentará, em sua última missão como ministro dos Transportes, colocar um apadrinhado do presidente do PL na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Tem nome – Foi batizada de "emenda Antônio Ermírio" a isenção às empresas geradoras de energia elétrica incluída no projeto que estabeleceu cobrança pela utilização da água no estado de São Paulo, recém-aprovado pela Assembléia Legislativa. Melhor não – A medida, inicialmente defendida pelo governo, favorecia grandes usuárias como as empresas de Moraes, defensor declarado de Geraldo Alckmin como candidato do PSDB à Presidência. A oposição protestou, e o governador vetou a emenda. Faltou combustível – Na última hora, a prefeitura tucana de São Paulo tentou incluir a Cultura no projeto que autorizou parcerias da área da Saúde com entidades da sociedade civil. Sem as emendas ao Orçamento que motivaram o acordo votado ontem, o "Centrão" da Câmara rejeitou a idéia.

Tiroteio

Do líder da bancada tucana na Câmara dos Deputados, Alberto Goldman (SP), tomando emprestadas palavras de Lula durante a entrevista exibida domingo pelo "Fantástico":

– A única coisa que o povo brasileiro pede é que, quando terminar tudo isso, o presidente da República peça desculpas. Só isso, não quer nada mais do que isso. Que peça desculpas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]