• Carregando...

Em jantar ontem, a cúpula do PSB explicaria a Ciro Gomes por que não considera boa idéia sua ida para a chapa de Lula. Se candidato a deputado federal, o ex-ministro poderá bater nos 300 mil votos, conseguindo sozinho quase um terço do que a sigla calcula precisar para cumprir a cláusula de barreira. Há um outro motivo, que não será discutido à mesa: se Lula vencer com Ciro na vice, e Eduardo Campos não se eleger governador em Pernambuco, o presidente do PSB corre o risco de perder o controle do partido. A necessidade de acertar a situação de Ciro foi um dos motivos para adiar, de ontem para hoje, a reunião entre os presidentes do PT, do PSB e do PC do B.

Sonho meu – O PT discute adiar a definição das coligações para o prazo legal de 30 de junho. A sigla realizaria convenção no dia 24, confirmando Lula candidato, mas deixaria em aberto o capítulo das alianças para a eventualidade de ter o PMDB na vice. Ai, que inveja! – Orestes Quércia contou ontem no Planalto que o PSDB lhe ofereceu a vaga para disputar o Senado. Os petistas presentes adorariam fazer o mesmo, mas não têm como remover Eduardo Suplicy do caminho.

Último da fila – O PC do B apresentará pauta modesta hoje ao PT: quer apoio para a eleição ao governo no Distrito Federal e ao Senado no Ceará e no Rio. Ainda assim, os dois primeiros pleitos são quase impossíveis de atender. Casa nova – O PSDB bateu o martelo no endereço onde funcionará o comitê de campanha de Geraldo Alckmin: uma antiga concessionária de veículos na Avenida W3 Sul, uma das principais vias comerciais de Brasília. Os programas de televisão serão gravados em São Paulo.

Fico – Depois de hora e meia de reunião com os pefelistas José Roberto Arruda e Paulo Octávio, a governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF) disse que mantém a candidatura à reeleição. Descontente com a pressão da cúpula tucana para que desista, não foi ao lançamento da chapa Alckmin-José Jorge. Para ontem – Na reunião de anteontem com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB- AL), da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), e do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, Lula defendeu como prioritária a regulamentação do direito de greve dos servidores públicos.

40 graus – A tensão com Aloízio Mercadante não se resume à ala "martista" do PT. O deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, da direção estadual, ligou para colegas e disse que cerra fileiras contra o "aparelhamento" da campanha pelo grupo do candidato. Bombeiro – A fim de diminuir a temperatura interna, Paulo Frateschi deve indicar já amanhã nomes para coordenação da campanha. O presidente do PT paulista pretende distribuir funções a todas tendências da sigla. Flerte – Candidato ao governo do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) tomou café da manhã com Ricardo Berzoini. O presidente do PT tenta evitar que o senador, aliado de Garotinho, acabe em colo tucano. Risco zero – De um aliado do governador sobre a sucessão mineira: "Aécio quer bola na marca do pênalti, goleiro amarrado e o juiz do nosso lado". Cotado para vice, o ex-ministro do STF Carlos Velloso já se filiou ao PSDB. Vela – Sem apoio de Tasso Jereissati, o governador Lúcio Alcântara (CE) foi ao Vaticano para pleitear a beatificação do Padre Cícero. Falou com até com o Papa Bento XVI.

TIROTEIO

Do governador José Aníbal, um dos coordenadores da campanha de Geraldo Alckmin, em resposta ao petista Jilmar Tatto, que criticou o PSDB por listar, na tevê, o Bilhete Único como uma realização tucana:

– Em matéria de apropriação indébita, o PT tem experiência, já que Lula não apenas tomou para si os programas sociais do governo FHC como também mudou todos os nomes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]