• Carregando...

"Temos de nos reorganizar. Queríamos, com a fusão, não só romper a cláusula (de barreira), mas uma nova formação política para o país, o que não se concretizou pela decisão do PMN. Então, não nos restou outra alternativa senão retomar o nosso eixo."

Rubens Bueno, presidente estadual do PPS e secretário-geral do partido nacional.

Acabou – Rubens Bueno encaminhou ontem à presidente do STF, ministra Ellen Grace, o pedido de desistência do processo de fusão com PMN (Partido da Mobilização Nacional) e PHS (Partido Humanista da Solidariedade) para a constituição da MD (Mobilização Democrática). A desistência, segundo Rubens, foi motivada pela decisão do STF que considerou inconstitucional a cláusula de barreira. O PMN, em convenção nacional na quarta-feira, também decidiu desistir da fusão com o PPS.

Fundo – No pedido de desistência da fusão, o PPS solicita ainda o reenquadramento do partido na divisão de recursos do fundo partidário, com base no resultado das eleições deste ano.

Adiada – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), descartou a possibilidade de convocar os deputados estaduais para sessões extraordinárias entre os dias 26 e 28 de dezembro. O parlamentar estudava a votação de duas leis consideradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal. Elas tratam de isenções a produtores rurais que desde 2001 usufruíram de benefício fiscal.

Sem remuneração – Os deputados não receberiam jetom pela votação. Isso, somado ao fato de a maioria já estar aproveitando as férias, já era indicativo de que a votação dificilmente teria quórum. O próprio Brandão estava ontem em seu cartório no município de Andirá, na Região Norte. Assembléia retoma os trabalhos apenas em fevereiro.

Atraso – Apenas 7,6% das prefeituras do Paraná devem atrasar o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com o levantamento, 84,24% das cidades do estado pagaram o benefício até quarta-feira, e 8,15% já tinham efetuado o pagamento antes dessa data. No Brasil, segundo a pesquisa da CNM, 90,44% das 5,5 mil prefeituras pagaram o décimo terceiro em dia.

Salário – O Paraná mostra números melhores em relação ao pagamento dos rendimentos de dezembro. De acordo com a CNM, a folha de pagamento deste mês será paga em dia em 93,21% das cidades do estado. Guarapuava, por exemplo, efetuou o pagamento ontem. Apenas 6,79% das prefeituras devem pagar com atraso. No caso do Brasil, o porcentual das cidades que pagam em dia é de 85,25%.

Sufoco – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, destaca o esforço dos municípios do Paraná para honrar o pagamento do décimo terceiro. "São números muito positivos. Prova que, apesar da falta de recursos e das dificuldades que estamos enfrentando, os prefeitos estão preocupados em honrar seus compromissos."

Pé atrás – A proposta do Crea-PR de firmar uma parceria com os portos de Antonina e Paranaguá não foi bem recebida pelo superintendente Eduardo Requião. Técnicos do Crea propuseram formar uma comissão mista para avaliar os problemas do porto, mas foram considerados "lobo em pele de cordeiro" pelo administrador dos portos.

Negado – Na visão de Eduardo Requião, o que os técnicos queriam era abrir espaço para novas críticas políticas, e não técnicas. "Sugestões para melhorar os portos serão aceitas. Lobby de interesses privados, não", afirmou o superintendente, que não nomeou ninguém do porto para a comissão formada pelo Crea.

Recesso – A prefeitura de Curitiba dará folga aos servidores municipais entre o Natal e o ano-novo, de 26 a 29 de dezembro. Serviços essenciais, como postos de saúde, guarda municipal e plantão contra invasões, serão mantidos durante o recesso.

Pinga-fogo

A prefeitura de Curitiba divulgou ontem no site da cidade (www.curitiba.pr.gov.br) uma retrospectiva da administração de Beto Richa em 2006 ••• As obras e investimentos considerados mais importantes pela prefeitura são listados mês a mês ••• Uma das últimas ações do vereador Ney Leprevost (PP), eleito deputado estadual, na Câmara Municipal foi a apresentação de um requerimento à prefeitura, no mínimo, curioso ••• O parlamentar pede a implantação de aulas de ioga nos maiores parques de Curitiba ••• O ex-auditor da Receita Federal (RF) Augusto Antônio de Conto será o administrador judicial da Ferropar, antiga concessionária dos trilhos da Ferroeste ••• Segundo o diretor administrativo, jurídico e financeiro da ferrovia, Samuel Gomes, o ex-auditor recebeu o convite do juiz titular da 3.ª Vara Cível de Cascavel, Rosaldo Elias Pacagnan, autor da sentença que decretou a falência da Ferropar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]