• Carregando...

Pelo menos dois parlamentares já passaram por uma experiência constrangedora ao chegar para despachar assuntos da Câmara com Severino Cavalcanti (PP-PE) na residência oficial do presidente da Casa, convocados pelo próprio.

Cativeiro – Em ambas as ocasiões, eram esperados pelo presidente do PP, Pedro Corrêa (PE), e pelo líder do partido, José Janene (PR), ambos envolvidos no caso do "mensalão". Um dos convidados, surpreso, virou as costas e voltou por onde veio.

Ensaio geral 1 – Em prévia da pizza que ameaçam promover, os membros da Mesa da Câmara se reuniram recentemente para decidir o que fazer com o caso do deputado Paulo Marinho (MA), cuja cassação já havia sido determinada pelo Supremo Tribunal Federal.

Ensaio geral 2 – Na reunião, o corregedor Ciro Nogueira (PP-PE) e Severino queriam dar prazo para Paulo Marinho se defender, apesar de a decisão do STF ser liminar. Só quando membros da Mesa ameaçaram pedir ata da reunião eles desistiram da manobra.

Moral da história – No final, Severino Cavalvanti se revelou o melhor amigo de Lula. Prepara a pizza dos "mensaleiros", concentrando a ira do público sobre o Congresso, enquanto o presidente sai do foco e fica livre para se dedicar exclusivamente à sua reeleição.

Dúvida na escalação – Lula tem consultado aliados políticos e assessores sobre uma idéia: quer dar o pontapé inicial da partida entre Brasil e Chile, no domingo, em Brasília. Tem sido efusivamente desencorajado pelos que temem uma vaia.

Prato-feito – Testemunha de acusação do caixa dois petista em Londrina, Soraya Garcia será ouvida pela CPI dos Correios próximo mês.

Lixo atômico 1 – Sem alarde, emissários do Planalto garimpam ajuda no Congresso para salvar José Dirceu da cassação. A súbita generosidade coincide com a boa memória exibida pelo ex-ministro em conversas recentes.

Lixo atômico 2 – Dirceu, que já havia lembrado ao mundo ter sido Lula, e não ele, o inventor de Delúbio Soares, agora recorda que a famigerada base aliada foi construída conforme o desejo do presidente e à revelia de seu "capitão", que defendia entendimento preferencial com o PMDB.

O horror, o horror – No domingo, enquanto o pau comia no PT, o assessor internacional da Presidência Marco Aurélio Garcia, que chegou a ser cotado para comandar a sigla, participava de debate na Sociedade Psicanalítica de São Paulo. Tema: "Apocalypse Now".

SP insurgente – Oito dos 13 vereadores paulistanos do PT trabalhavam ontem pelo voto em branco na eleição nacional do partido. O grupo controla 15 mil votos.

Cartão de embarque – O PTB tentou, o PFL também, mas é para o PMDB que o deputado Delfim Netto vai depois de abandonar o PP dos "mensaleiros". Obra de Orestes Quércia.

Começar de novo – Apesar do balde de água fria lançado por Marco Desgualdo, delegado-geral da Polícia Civil paulista, sobre a reabertura do caso Celso Daniel, 13 novas diligências já estão marcadas.

TIROTEIO

De José Luiz Oliveira Lima, advogado de José Dirceu, sobre o promotor Amaro José Thomé Filho, que incluiu o ex-chefe da Casa Civil entre os petistas que perderam com a reabertura do caso Celso Daniel, porque "ligados, de uma forma ou de outra, às confissões de caixa dois":

– Além de não corresponder à verdade, a afirmação é reveladora da "carência de holofote" de que padecem alguns membros do Ministério Público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]