• Carregando...

A adolescente baiana, internada há cinco dias com quadro de anorexia nervosa, começou a se alimentar sem a ajuda de aparelhos. Segundo a diretora médica do Hospital São Matheus, em Feira de Santana (BA), Carmem Silvana d’Aguiar, a menina de 15 anos já aceita tomar sucos de frutas e água-de-coco.

"Sempre que a gente oferecia algum alimento a ela, a menina recusava. Ou então aceitava e depois vomitava. Agora ela aceita e não vomita", afirma a médica, que explicou que a adolescente somente recebe alimentos em pequenas quantidades. A jovem também não consegue resistir a um pedaço de chocolate. "Todos os dias ela come um pouquinho. Ela adora, mas só aceita se o chocolate for diet", diz Carmem.

Apesar de ter começado a se alimentar espontaneamente, a adolescente ainda recebe um preparo de nutrientes através de uma sonda. "É o que garante a saúde dela", afirma a médica. Entre os ingredientes da mistura preparada por uma equipe de nutrólogos, sais minerais, vitaminas, carboidratos e proteínas.

O último boletim médico liberado pelo hospital indica que o estado de saúde da adolescente, que é acompanhada pela mãe e pela irmã, continua estável. O pai da menina, que trabalha fora de Feira de Santana, chegou de viagem para passar o feriadão com a filha.

Negligência

A partir de segunda-feira (11), o juiz Walter Ribeiro Costa Júnior, que determinou a internação da adolescente, vai analisar os boletins médicos para determinar se houve negligência dos pais em relação à saúde da menina. Foi a equipe médica responsável pelo acompanhamento da jovem que pediu ao juiz a internação.

A adolescente começou a fazer tratamento contra a anorexia nervosa há três meses num centro que cuida de crianças e adolescentes na cidade. A garota começou o tratamento com 39 quilos e, mesmo com o acompanhamento médico, chegou a perder mais quatro quilos. Há 15 dias, ela estava se alimentando em casa através de sondas. Na última vez que foi pesada, na quarta-feira (6), ela estava com 37,5 kg.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]