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Brasília (Folhapress) – Ao contrário do que normalmente acontece em avaliações de crianças matriculadas no ensino básico, os adultos que finalizaram o curso de alfabetização tiveram, na média geral, um desempenho um pouco melhor em matemática do que em língua portuguesa. O percentual de acerto ficou em 68,2% e 64,9%, respectivamente. Segundo os especialistas, isso é explicado em parte pelo conhecimento adquirido no cotidiano dos adultos, que, mesmo sem saber ler, usam medidas de comprimento e têm noções de proporção, por exemplo.

Esse é um dos resultados da primeira avaliação feita por 2.800 estudantes de sete estados e do Distrito Federal que participaram do programa Brasil Alfabetizado em turmas mantidas pelo Sesi (Serviço Social da Indústria). O órgão é o maior parceiro do Ministério da Educação no programa, lançado em 2003, e o primeiro a entregar uma avaliação geral dos alunos.

Pelos dados apresentados nesta semana, 86,7% acertaram a questão relacionada à interpretação de textos curtos, como placas, avisos e cartazes. Aliado a isso, 91,3% deram respostas corretas na questão que tratava da identificação de palavras usadas no cotidiano ou de pequenos textos. Já 85,3% dos alfabetizados foram capazes de buscar informações em classificados de jornal.

Para o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, esses dados apontam que está havendo um processo inicial de leitura desses alunos. "Esse é um salto necessário para viabilizar a continuidade em turmas de 1.ª a 4.ª séries"’, disse.

Por outro lado, apenas 26% dos avaliados conseguiram aplicar informações selecionadas na leitura para o cumprimento de tarefas do cotidiano. Esse foi o menor índice entre as 11 questões da disciplina – o restante ficou acima dos 46%. Nas questões referentes à matemática, o menor índice de acerto foi de 44%, na pergunta que tratava de interpretação de quantias envolvendo reais e centavos. A questão que visou coletar, organizar e interpretar dados e informações teve taxa de acerto de 49,5%. O maior índice – 85% – aparece quando os alunos têm de fazer relação entre números, como estabelecer o dobro, por exemplo.

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