• Carregando...

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato à Presidência da República em 2014, afirmou nesta sexta-feira (29) que a defesa das privatizações e do "legado" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) será um dos temas da campanha do partido no ano que vem. "Certamente [serão temas da campanha]", afirmou Aécio, após discursar no encontro do PSDB em Franca (400 km de São Paulo).

Durante o evento, ele, em diversos momentos, contrapôs os dois mandatos de FHC aos governos subsequentes do PT, com dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual da presidente Dilma Rousseff. "Eu acho que nós temos que recuperar nosso legado. Porque hoje, se o Brasil é um Brasil melhor, é porque houve um governo do PSDB", afirmou. "Se não tivesse havido o governo do presidente Fernando Henrique, com estabilidade, responsabilidade fiscal, privatizações, não teria havido o governo do presidente Lula", disse Aécio. As privatizações são um tema sensível para o PSDB, alvo de críticas do PT nas últimas campanhas eleitorais para a Presidência.

O presidente do PSDB em São Paulo, deputado federal Duarte Nogueira, presente ao evento, afirmou que o partido deveria ter feito a defesa das privatizações desde 2002, último ano do governo FHC.

Em seu discurso, a ênfase dada por Aécio ao falar do tema é um sinal da dificuldade do partido em abordar o assunto em palanques, diferentemente de outros temas, de melhor aceitação junto à opinião pública. "[Somos] o partido da estabilidade da moeda, da modernização da economia, das privatizações, sim, que foram fundamentais para o Brasil crescer em setores que não deveriam ser de responsabilidade do Estado", disse Aécio.

Hoje mais cedo, Aécio participou de um evento do setor da construção civil, em São Paulo. O senador tem reforçado as viagens ao Estado, numa tentativa de se tornar mais conhecido e estreitar os laços com lideranças locais.

Oficialmente, o PSDB ainda não definiu seu candidato à presidência. O ex-governador paulista José Serra também busca a indicação para a disputa do cargo em 2014.

Acompanhado

Em sua visita a Franca, Aécio estava acompanhado por Nogueira, presidente estadual do partido, e pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Apesar de ser apontado como pertencente à ala "serrista" do partido, Aloysio afirmou a Aécio que ele "vai decolar na hora certa". A brincadeira foi feita após o senador mineiro dizer que precisaria ser breve no discurso, para não perder o horário em que decolaria seu voo de volta.Nas pesquisas de opinião divulgadas até o momento, Aécio tem menos intenções de voto do que Serra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]