• Carregando...

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta segunda-feira, 15, que lideranças da oposição vão visitar o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, para reiterar a confiança numa decisão técnica da Corte no julgamento das contas de governo da presidente Dilma Rousseff. A visita ocorrerá amanhã, dia 16, no final da manhã, véspera do julgamento previsto pelo TCU.

Mesmo tomando decisão semelhante - a de visitar um integrante do tribunal -, o tucano criticou duramente a presença quase diária de ministros do governo, como o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao TCU. Aécio classificou a iniciativa de membros do Executivo como “algo absolutamente inédito e inaceitável”. Para ele, é uma tentativa de influenciar a decisão dos membros do tribunal.

Para Aécio, a visita buscará garantir que o tribunal não vai se influenciar diante de “qualquer tipo de pressão e chantagem” ocorridas nos últimos dias, segundo ele.

“Temos enorme respeito pelo TCU, que é composto por homens e mulheres altamente preparados. Temos absoluta convicção de que a decisão do Tribunal de Contas será técnica. E, se a decisão for técnica, obviamente - por todas as informações já divulgadas, que inclusive levaram ao estabelecimento, à entrada de uma ação criminal junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) - deverá ser pela rejeição das contas”, disse o presidente do PSDB, em entrevista coletiva.

Para o tucano, houve uma “burla” à Lei de Responsabilidade Fiscal pelo governo Dilma durante o ano passado nas chamadas “pedaladas fiscais”. Ele disse que o relator do processo, ministro Augusto Nardes, já sinalizou ter havido o erro. “Falta agora a votação do Pleno daquele Tribunal”, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]