Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Alckmin anuncia últimos nomes de seu secretariado

Deputado federal José Aníbal (PSDB) será secretário de Energia do estado. Governador eleito manteve João Sampaio Filho na Secretaria de Agricultura

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (30) os últimos três nomes de secretários que irão integrar o futuro governo do estado. O deputado federal José Aníbal (PSDB) comandará a pasta de Energia, o também deputado federal Júlio Semeghini (PSDB) fica com a Secretaria de Gestão Pública e João Sampaio Filho permanece como secretário de Agricultura.

Aníbal, de 63 anos, é economista, professor e empresário. Foi presidente da Executiva Nacional do PSDB entre 2001 e 2003. Está no quarto mandato de deputado federal. Semeghini, de 54 anos, é engenheiro eletrônico e nasceu em Fernandópolis, no interior de São Paulo. Está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Já Sampaio Filho, de 45 anos, é formado em economia pela Faculdade Álvares Penteado (Faap). Foi presidente da Sociedade Rural Brasileira, no período de 2002 a 2007.

O governador eleito falou sobre a escolha dos secretários. "Procuramos trazer para participar do governo, para fazer essa tarefa que é coletiva, os melhores nomes que pudemos. Pessoas com enorme experiência de vida em suas respectivas áreas. É um time preparado, para a gente não perder tempo. Já está marcada para segunda-feira, 8h30, a primeira reunião do secretariado", afirmou Alckmin.

Ele decidiu retirar da pasta de Comunicação o status de secretaria. "É mais importante para São Paulo ter uma secretaria de Energia e de Turismo do que de Comunicação. Vamos fazer um bom trabalho de comunicação, mas não precisa ser secretaria", explicou, dizendo que haverá uma coordenadoria para a área. Alckmin não definiu, entretanto, o nome da pessoa escolhida para comandar essa coordenadoria.Prioridades

Os secretários anunciados nesta quinta-feira (30) falaram sobre as prioridades das respectivas pastas. "A prioridades da pasta [Energia] é assegurar o fornecimento de energia em São Paulo, a segurança energética de São Paulo, e limpar cada vez mais a matriz energética, que já é uma matriz que é referência mundial. Esse é o nosso caminho, admitindo que o pré-sal vai ter um impacto importante no nosso estado e nós vamos estabelecer uma parceria muito próxima com a Petrobrás", afirmou José Aníbal.

O secretário de Agricultura disse que prioridade é a diversificação. "São Paulo é o maior estado agrícola do país porque é diversificado. Diferente do que as pessoas imaginam, aqui não é um mar de cana. Cana é muito importante, o principal produto, mas é tão importante quanto laranja, flores, frutas e ovos. São Paulo tem uma diversificação que é a base da nossa agricultura", disse João Sampaio.

Na Secretaria de Gestão Pública, Semeghini diz que o objetivo é usar a tecnologia para facilitar o acesso da população aos serviços. "Ele [Alckmin] me passou uma série de prioridades, como gestão para redução de custos e eficiência da máquina pública na transparência, para assegurar informações aos outros poderes e à população. Ele quer que tenha um padrão de serviços em todas as secretarias e o uso máximo da tecnologia. Para integrar o governo e aproximar o governo da população", afirmou durante o anúncio dos novos secretários.

Na quarta, Alckmin anunciou quatro nomes do secretariado, entre eles o deputado federal Edson Aparecido (PSDB) para a Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana.

Formado em história pela PUC-SP, Aparecido iniciou sua vida política na década de 1970, quando participou do movimento estudantil. É um dos fundadores do PSDB. Foi assessor político do ministro Sérgio Motta e atuou na coordenação das campanhas de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra. Também presidiu os diretórios estadual e municipal do PSDB.Outros nomes

Outras três pastas foram definidas nesta quarta. Na Secretaria de Esportes, assume o neurocirurgião e professor Jorge Pagura (PTB), que é presidente da Federação Internacional de Natação. O deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB) fica com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Andrea Matarazzo, que já foi titular da Secretaria de Comunicação da Presidência e da Secretaria Municipal de Coordenação da Subprefeituras de São Paulo, está mantido e continua à frente da Secretaria de Cultura.

Na terça-feira (28), o governador eleito adotou o mesmo método: colocou no Twitter o nome dos três escolhidos minutos antes de conceder uma entrevista coletiva programada para o anúncio oficial. O deputado estadual Bruno Covas (PSDB), que recebeu a maior votação para o cargo nas eleições deste ano, será o secretário do Meio Ambiente. O também deputado estadual Edson Giriboni (PV) chefiará a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. O deputado federal Márcio França (PSB) será o secretário de Turismo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.