• Carregando...

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou na manhã desta quinta-feira (30) os últimos três nomes de secretários que irão integrar o futuro governo do estado. O deputado federal José Aníbal (PSDB) comandará a pasta de Energia, o também deputado federal Júlio Semeghini (PSDB) fica com a Secretaria de Gestão Pública e João Sampaio Filho permanece como secretário de Agricultura.

Aníbal, de 63 anos, é economista, professor e empresário. Foi presidente da Executiva Nacional do PSDB entre 2001 e 2003. Está no quarto mandato de deputado federal. Semeghini, de 54 anos, é engenheiro eletrônico e nasceu em Fernandópolis, no interior de São Paulo. Está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Já Sampaio Filho, de 45 anos, é formado em economia pela Faculdade Álvares Penteado (Faap). Foi presidente da Sociedade Rural Brasileira, no período de 2002 a 2007.

O governador eleito falou sobre a escolha dos secretários. "Procuramos trazer para participar do governo, para fazer essa tarefa que é coletiva, os melhores nomes que pudemos. Pessoas com enorme experiência de vida em suas respectivas áreas. É um time preparado, para a gente não perder tempo. Já está marcada para segunda-feira, 8h30, a primeira reunião do secretariado", afirmou Alckmin.

Ele decidiu retirar da pasta de Comunicação o status de secretaria. "É mais importante para São Paulo ter uma secretaria de Energia e de Turismo do que de Comunicação. Vamos fazer um bom trabalho de comunicação, mas não precisa ser secretaria", explicou, dizendo que haverá uma coordenadoria para a área. Alckmin não definiu, entretanto, o nome da pessoa escolhida para comandar essa coordenadoria.Prioridades

Os secretários anunciados nesta quinta-feira (30) falaram sobre as prioridades das respectivas pastas. "A prioridades da pasta [Energia] é assegurar o fornecimento de energia em São Paulo, a segurança energética de São Paulo, e limpar cada vez mais a matriz energética, que já é uma matriz que é referência mundial. Esse é o nosso caminho, admitindo que o pré-sal vai ter um impacto importante no nosso estado e nós vamos estabelecer uma parceria muito próxima com a Petrobrás", afirmou José Aníbal.

O secretário de Agricultura disse que prioridade é a diversificação. "São Paulo é o maior estado agrícola do país porque é diversificado. Diferente do que as pessoas imaginam, aqui não é um mar de cana. Cana é muito importante, o principal produto, mas é tão importante quanto laranja, flores, frutas e ovos. São Paulo tem uma diversificação que é a base da nossa agricultura", disse João Sampaio.

Na Secretaria de Gestão Pública, Semeghini diz que o objetivo é usar a tecnologia para facilitar o acesso da população aos serviços. "Ele [Alckmin] me passou uma série de prioridades, como gestão para redução de custos e eficiência da máquina pública na transparência, para assegurar informações aos outros poderes e à população. Ele quer que tenha um padrão de serviços em todas as secretarias e o uso máximo da tecnologia. Para integrar o governo e aproximar o governo da população", afirmou durante o anúncio dos novos secretários.

Na quarta, Alckmin anunciou quatro nomes do secretariado, entre eles o deputado federal Edson Aparecido (PSDB) para a Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana.

Formado em história pela PUC-SP, Aparecido iniciou sua vida política na década de 1970, quando participou do movimento estudantil. É um dos fundadores do PSDB. Foi assessor político do ministro Sérgio Motta e atuou na coordenação das campanhas de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra. Também presidiu os diretórios estadual e municipal do PSDB.Outros nomes

Outras três pastas foram definidas nesta quarta. Na Secretaria de Esportes, assume o neurocirurgião e professor Jorge Pagura (PTB), que é presidente da Federação Internacional de Natação. O deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB) fica com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Andrea Matarazzo, que já foi titular da Secretaria de Comunicação da Presidência e da Secretaria Municipal de Coordenação da Subprefeituras de São Paulo, está mantido e continua à frente da Secretaria de Cultura.

Na terça-feira (28), o governador eleito adotou o mesmo método: colocou no Twitter o nome dos três escolhidos minutos antes de conceder uma entrevista coletiva programada para o anúncio oficial. O deputado estadual Bruno Covas (PSDB), que recebeu a maior votação para o cargo nas eleições deste ano, será o secretário do Meio Ambiente. O também deputado estadual Edson Giriboni (PV) chefiará a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. O deputado federal Márcio França (PSB) será o secretário de Turismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]