Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Alckmin critica política de Lula com governos de esquerda

O candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, criticou nesta segunda-feira a política do governo de Luiz Inácio Lula da Silva de fortalecer suas relações com governos de esquerda, como Venezuela e Bolívia. Alckmin está em uma visita a Lisboa, onde foi recebido pelo presidente português, Aníbal Cavaco Silva, do partido Social Democrata (PSD), de centro-direita.

Alckmin disse que, se for eleito, pretende "colocar os interesses da nação acima dos interesses partidários". Ele criticou ainda os acordos de Lula com o presidente da Bolívia, Evo Morales. Para o tucano, os acordos seriam "duvidosos":

- Não me parece que Lula possa apresentar sua política externa como uma carta de triunfo eleitoral, mas pelo contrário - disse o candidato do PSDB.

Alckmin acrescentou que Lula não prestou atenção às relações do Mercosul com a União Européia e optou por acordos bilaterais com outros países da América Latina, como a Venezuela e a Bolívia. O candidato assegurou que a tendência no Brasil é levar o processo eleitoral a um segundo turno para que os eleitores possam perceber, com uma maior clareza, qual dos candidatos deseja o melhor para o país.

Alckmin esteve reunido com Cavaco Silva por cerca de uma hora, e disse que o encontro com o presidente português foi "muito proveitoso", uma vez que Portugal é um dos maiores investidores no Brasil. Neste contexto, disse que seu propósito é atrair maiores investimentos portugueses. O candidato presidencial do PSDB assinalou que dará prioridade ao reforço de relações com todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.