• Carregando...

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, apresentaram nesta quarta-feira, na sede do Sebrae de São Paulo, o projeto Telecurso TEC, que oferecerá cursos técnicos presenciais e a distância, pela televisão aberta e pela internet. Em agosto começam os cursos de administração, gestão de pequenas empresas, assessoria/secretariado, vendas, turismo e representação comercial.

- Nós estamos unindo tecnologia da informação com ensino técnico e uma parceria entre duas instituições muito respeitadas e muito experientes, que são a Fundação Roberto Marinho, que tem uma enorme tradição no telecurso, e o Centro Paula Souza, do governo do estado, que é a maior rede de ensino técnico e tecnológico - disse o governador paulista.

Entusiasmado com o projeto, Alckmin contou aos presentes ao lançamento como vai funcionar o Telecurso TEC.

- Nós vamos oferecer ao jovem ou ao adulto, a todas as idades, um curso técnico de três módulos, de seis meses, um ano e meio (ao todo), para a qualificação profissional. E ele vai ter três modalidades: a presencial, em salas de aulas, como nós temos as nossas escolas técnicas; a modalidade da internet, para ele fazer tudo pela internet, utilizando a tecnologia da informação; e a modalidade TV aberta. E com todo o material didático. E ele vai fazer as provas para passar de um módulo para o outro. São 800 horas/aulas.

Os recursos didáticos do projeto da Fundação Roberto Marinho, do Centro Paula Souza e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econônico de São Paulo serão compostos por 240 programas de TV, 13 livros do aluno, curso online (com roteiros, estudos de casos, banco virtual de questões e glossário), CD-ROMs interativos, DVDs, ambiente virtual (chat, fórum, vídeo-conferência, e-groups, blogs etc.) e materiais para a formação e acompanhamento dos educadores. O programa terá ainda sistema de avaliação e certificação dos alunos com exames públicos e estrutura de administração escolar, com registro de alunos e monitoramento permanente.

- No momento em que o mundo inteiro está crescendo, e a maior parte dos países que está em situação semelhante a do Brasil está crescendo, e crescendo a taxas maiores que o Brasil, uma iniciativa como essa vai ter um peso importante dentro de dois ou três anos na atratividade para o investimento e também na nossa competitividade em nível internacional - explicou o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho.

Um dos focos do Telecurso TEC, segundo José Roberto, são as pessoas que não precisam de diploma universitário para ter acesso a trabalho.

- Estamos falando em relação a quem está entrando no mercado de trabalho nas mais variadas categorias, que são aquelas pessoas que independem do diploma universitário. E se você for olhar o perfil do emprego, você vai ver, como infelizmente acontece, que muitas pessoas que têm diploma universitário acabam indo para outras profissões que não precisam do diploma. Então, para esse público o ensino técnico também é fundamental - disse José Roberto Marinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]