• Carregando...

O vice-presidente José Alencar saiu nesta quinta-feira em defesa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na discussão com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sobre os rumos da política econômica. Alencar disse que, se os juros fossem reduzidos, essa discussão sobre o superávit primário das contas do governo seria "desnecessária". Para ele, Palocci precisa ser "convencido" de que é preciso reduzir a taxa de juros, hoje em 19%.

- Eu, por força da minha experiência e da minha vida, dou razão à ministra Dilma. No momento em que você trouxer as taxas de juros para o patamar internacional, você pode reduzir o superávit. Você nem precisa de superávit. Se baixássemos, nem precisaríamos conversar sobre isso. É uma questão apenas de aritmética elementar - disse Alencar.

Alencar disse que o ministro Palocci é "um homem de bem", mas deveria mudar de opinião.

- Estamos sendo irresponsáveis do ponto-de-vista fiscal. O Orçamento é altamente deficitário, apesar do elevado patamar do superávit primário. Isso porque as taxas com que rolamos nossa dívida são despropositadas. O presidente Lula foi convencido de que altas taxas são necessárias para evitar a inflação, mas estamos matando a economia - disse Alencar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]