• Carregando...
 |
| Foto:

A Assembleia Legislativa definiu nesta terça-feira (25) a Comissão Especial que vai coordenar o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC). Os interessados ao cargo, que irá substituir o ex-conselheiro Hermas Eurides Brandão, deverão se inscrever em até a próxima terça-feira (2). A expectativa é de que os deputados estaduais Fabio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM) sejam os principais concorrentes à vaga.

Para a formação da Comissão Especial, foram indicados os deputados Caíto Quintana (titular) e Gilberto Martin (suplente) do PMDB; Francisco Bührer (titular) e Mara Lima (suplente) do PSDB; Elio Rusch (titular) e Pedro Lupion (suplente) do DEM; Tadeu Veneri (titular) e Elton Welter (suplente) do PT; e Wilson Quinteiro (titular) e Hermas Brandão Júnior (suplente) do PSB.

A Comissão Especial tem prazo de até três dias para avaliar inscrições, qualificações de cada candidato e a documentação exigida. Após este período, as inscrições homologadas são enviadas para a Mesa Executiva, que encaminha a abertura da sabatina dos candidatos, que será realizada durante as sessões da Assembleia. Após todo o processo de sabatina, a eleição é marcada e não tem um prazo definido para sua realização.

Candidatos

Os deputados estaduais Fabio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM) são os principais candidatos a substituir Hermas Brandão. Podem se inscrever para o cargo qualquer cidadão brasileiro que preencha os requisitos legais exigidos para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Como são os deputados que elegem o conselheiro, dificilmente o cargo será ocupado por um não parlamentar ou outro candidato que não tenha sido indicado pelo governador.

Os dois candidatos a conselheiro possuem semelhanças políticas, como o fato de que a ligação das duas famílias com a política paranaense tem mais de dois séculos em diferentes cargos públicos até hoje. Tanto Fabio Camargo como Plauto Miró começou a vida política jovem, na faixa dos 25 anos. O vencedor da disputa poderá chegar "jovem" ao cargo, que é ocupado até os 70 anos.

Confira abaixo o perfil histórico e parlamentar dos principais candidatos ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas feito pela Gazeta do Povo:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]