
O jogador Alex, do Coritiba, vai receber o título de Cidadão Benemérito do Paraná da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Alex se encontrou nesta terça-feira (3) com o presidente da Alep, Valdir Rossoni (PSDB), para agradecer a honraria ainda não recebida a data para a entrega do título será marcada de acordo com a agenda do jogador.
A concessão do título foi ideia do próprio Rossoni, que propôs o projeto de lei aprovado em 14 de agosto. O tucano justifica dizendo que Alex é um "patrimônio paranaense, exemplo de pessoa e de esportista, que extrapola qualquer preferência por time e clube".
Nota divulgada no site da Alep nesta quarta diz que Alex ficou contente com a lembrança. E disse que esse "é o maior reconhecimento que um cidadão paranaense pode receber".
Em junho, a Alep já havia reservado parte da sessão plenária para uma homenagem ao Coritiba, depois que o time conquistou o tetracampeonato. A ideia foi do deputado Ney Leprevost (PSD).
Como funciona
A concessão de títulos de cidadania benemérita é regulada por lei de 2001, segundo a qual cada partido pode apresentar até oito projetos de lei para conceder títulos durante os quatro anos de legislatura. Partidos com até quatro deputados têm direito a quatro indicações.
Os títulos são concedidos a paranaenses que se destacam por sua biografia e dependem da indicação dos deputados. Além da homenagem, não há outras regalias a quem recebe.



