• Carregando...

Brasília - Um dos defensores do senador José Sarney (PMDB-AP), durante a crise que atingiu o Senado neste ano, o ministro do Tribunal de Con­­­tas da União (TCU) José Múcio Mon­­­teiro vai ser responsável pela análise da prestação de contas da Fundação José Sar­­ney, que vai fechar as portas por problemas financeiros.

Ex-coordenador político do governo Lula, Múcio vai julgar e encaminhar ao plenário do TCU um parecer dizendo se hou­­­ve ou não desvio de di­­nheiro público. O tribunal investiga, a pedido da oposição, se houve irregularidade na aplicação de recursos repassados pela Petrobras para patrocinar um projeto cultural da fundação.

Impedido

Pela regras do tribunal, Mú­­­cio poderia se declarar impedido de analisar este caso. Durante a crise do Se­­nado, na qual o presidente da Casa foi acusado de tráfico de influência, nepotismo e responsabilidade na edição dos atos secretos – decisões ad­­ministrativas mantidas em sigilo nos últimos 14 anos –, Múcio fez defesas públicas do peemedebista chegando a destacar que o apoio do governo a Sarney era "absoluto’’.

Há denúncias de que ao menos R$ 500 mil teriam sido desviados para empresas fantasmas e empresas da família do senador. José Múcio assumiu o cargo no TCU no último dia 20, por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]