
Cerca de 400 autoridades paranaenses foram convidadas para a cerimônia de posse do prefeito Beto Richa (PSDB) e dos 38 vereadores de Curitiba eleitos em outubro. Apesar dos convites, a solenidade marcada para as 16 horas de amanhã, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem não deve contar com a presença de alguns dos aliados mais importantes na campanha de reeleição de Richa.
O senador Osmar Dias (PDT), que em 2010 pode enfrentar Richa na eleição para o governo, declinou do convite para passar o réveillon com a família. O presidente nacional do PP, deputado federal Ricardo Barros (PP), outra liderança política de expressão no estado e um dos articuladores da ampla aliança que elegeu Richa, é outro que não deve estar presente. Ele vai comparecer à posse do irmão, Silvio Barros (PP), prefeito reeleito de Maringá.
Barros fez críticas a Richa sobre a montagem do secretariado municipal da nova gestão, anunciado na semana passada. Outro aliado que também não gostou da escolha dos secretários e que não deve comparecer à posse é o deputado estadual Ney Leprevost (PP). Tanto Leprevost quanto Barros defendiam uma maior participação do PP na administração municipal. Apesar disso, ambos negam que a ausência na posse seja uma retaliação à montagem do secretariado.
O cerimonial da solenidade convidou para a cerimônia de Richa todos os deputados estaduais e federais do Paraná, os três senadores paranaenses e os presidentes da Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça. O governador Roberto Requião (PMDB), desafeto declarado de Richa, também foi convidado, mas não estará presente. Além das autoridades, a população também poderá acompanhar a cerimônia, que será aberta ao público.
Antes da posse do prefeito, serão empossados os 38 vereadores, a partir das 16 horas. A posse de Richa está marcada para as 19 horas. Em seguida, ele empossa o secretariado municipal. A chefe do cerimonial da prefeitura, Maria do Carmo Távora, diz que o secretário de Governo, Rui Hara, vai representar todos os demais. Estão previstos dois discursos do prefeito Beto Richa: ao ser empossado e após a posse do secretariado, quando o evento será encerrado.





