• Carregando...

O candidato a vice-governador na chapa PPS/PFL, Marcelo Puppi, reuniu-se ontem com Rubens Bueno para discutir o plano de governo e os problemas da agricultura no estado. Eles debateram também mecanismos para a descentralização do estado e o fortalecimento dos municípios. "Nossas propostas serão baseadas no aproveitamento da vocação de cada região. Os prefeitos vivem de pires na mão implorando recursos aos governos estadual e federal", disse Puppi. "O enfraquecimento das prefeituras facilita a compra de apoio para governador em troca de obras."

Disputa – Marcelo Puppi reagiu à declaração do governador Roberto Requião (PMDB), que disse que vencerá no primeiro turno. "É uma prepotência." O candidato a vice disse ainda que vai trabalhar para tentar driblar o PMDB e conseguir o apoio do PSDB paranaense à candidatura de Rubens Bueno. "O único palanque legítimo e forte para o Geraldo Alckmin é o nosso."

Unidos – O ex-secretário de Justiça do Paraná e candidato a deputado estadual, Aldo Parzianello (PMDB), é um defensor do governador Roberto Requião. Já o senador Alvaro Dias (PSDB) é – ou pelo menos já foi – adversário político declarado de Requião. Mas isso não impede a união dos dois no debate sobre a política local. Pois era isso que Aldo e Alvaro faziam durante animada caminhada no Parque Barigüi no último fim de semana.

Especiais – O candidato a governador do Paraná Flavio Arns (PT) e a candidata ao Senado, Gleisi Hoffmannn, começaram por Colombo as visitas às escolas especiais do estado. Ontem eles se reuniram com diretores das entidades de Curitiba. Arns, em sua trajetória política, ganhou notoriedade pelo trabalho desenvolvido nas Apaes.

Trabalhista – O presidente do diretório estadual do PT, André Vargas, comparou a briga interna do PSDB com as disputas de direção de sindicato. "Só tinha visto essa confusão em eleição disputada pela CUT e a Força Sindical."

Troca-troca 1 – As informações – nome e número dos candidatos – só são incluídas no programa da urna eletrônica do TRE dez dias antes das eleições. Isso quer dizer que, até lá, os nomes dos candidatos que compõem as chapas podem ser substituídos.

Troca-troca 2 – Com isso, a possibilidade de um nome próprio do PMDB para o Senado ainda está de pé, caso a coligação com o PSDB seja mesmo anulada. Da mesma forma, Hermas ainda pode vir a compor a chapa proporcional, seja para deputado estadual ou federal, caso não possa ser vice na chapa de Requião ao governo do estado. Para isso, basta que um candidato a deputado desista. Mas Hermas diz que nem está pensando nessa possibilidade, confiante na aliança com o PMDB.

Normas – Os candidatos do PT recebem hoje instruções do diretório estadual sobre a linha de campanha a ser adotada pelo partido. Também vão ouvir todas as regras definidas pelo TSE para este ano eleitoral.

Balanço – A Assembléia Legislativa apresentou ontem um panorama do primeiro semestre. Os deputados aprovaram 239 projetos de lei desde a instalação dos trabalhos de plenário, em 15 de fevereiro, mais 14 indicações legislativas, 6 projetos de resolução e 2 projetos de decreto legislativo. Também foram votados 22 vetos do Executivo, dos quais 16 foram mantidos e 6 rejeitados.

Desempenho – O presidente da Assembléia, considerou o semestre "bastante produtivo". Todas as matérias mais importantes foram votadas, segundo ele, que destacou a mensagem do governo do estado, que instituiu o salário mínimo regional, e os aumentos salariais do funcionalismo público. Ele esqueceu de citar, porém, a tentativa frustrada de impedir o nepotismo no estado.

Pinga-fogo

* O senador Alvaro Dias (PSDB) viajou ontem para São Paulo

* Ele foi acompanhar o candidato a presidente da República do partido, Geraldo Alckmin, em um programa de televisão

* Enquanto a aliança entre PMDB e PSDB no Paraná se mantém em corda bamba, peemedebistas começam a se articular por conta própria

* O empresário Rodrigo Rocha Loures (PMDB), candidato a deputado federal, é um dos que já declaram apoio à candidatura de Geraldo Alckmin

* O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) apóia os produtores de bonés e brindes, que promovem manifestação hoje em Apucarana, Norte do estado, contra a lei que proíbe a distribuição de brindes na campanha

* "A corrupção, o caixa 2 e outros males eleitorais não estão vinculados à distribuição de pequenos brindes", diz o deputado

* Hermas Brandão parece já ter vestido a camisa da campanha de Requião

* No balanço da Assembléia divulgado ontem, Hermas praticamente só destacou a aprovação de propostas de autoria do governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]