• Carregando...
Alvaro Dias: saída do PSDB. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Alvaro Dias: saída do PSDB.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A chegada do senador paranaense Alvaro Dias no Partido Verde (PV) deve representar a possibilidade de a legenda recuperar força no cenário nacional. Essa é a avaliação do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que encara a filiação do senador como possibilidade de influenciar também nas eleições estaduais. Alvaro Dias oficializou a sua desfiliação do PSDB na quinta-feira (7). Ele deve migrar para o PV nos próximos dias.

“[A filiação] representa o renascimento pela liderança nacional que o senador tem”, avalia do deputado. Para Rasca, a vinda do ex-tucano para o Partido Verde representa uma “perspectiva concreta de construir uma terceira via para o país”.

De acordo com o deputado, a saída de Marina Silva (Rede) do partido trouxe dificuldades para a legenda, que passou de 15 deputados estaduais para cinco nas últimas eleições nacionais. “É um novo momento que o partido vai viver. Agora, com essa vinda, renasce a possibilidade de o partido ter uma importância no cenário nacional”, avalia.

Alvaro não é o único a optar pelo PV. Segundo Rasca, a sigla está na expectativa para a filiação dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Reguffe (PDT-DF) e Cristóvão Buarque (PDT-DF), além de outros deputados federais.

“Nas conversas que tivemos, não é uma simples filiação”, avalia o deputado paranaense. “Para que você tenha fôlego para uma disputa presidencial você tem que ter uma articulação nacional”, explica. “Com essa vinda do senador [Alvaro Dias] e com a postura que tem tido ao longo dos anos, ele cria um espaço para abrigar diversos deputados e senadores que estão desconfortáveis com as posições políticas do seu partido para ingressar com ele nessa caminhada”, completa.

Cenário estadual

A filiação de Alvaro Dias também pode influenciar na sucessão do governador Beto Richa (PSDB), que é um dos desafetos do senador no PSDB, de acordo com a avaliação de Rasca Rodrigues. “As articulações políticas que vão acontecer até a próxima eleição para governador colocam o PV como destaque nesse espaço político”, avalia.

Historicamente, o PV é aliado ao PMDB do senador Roberto Requião no Paraná. Nas últimas eleições para o governo do estado, por exemplo, o PV tinha a deputada Rosane Ferreira como candidata a vice de Requião.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas no final do ano passado mostrou que os paranaenses levariam os senadores Aécio Neves (PSDB) e Alvaro Dias para o segundo turno em uma eleição presidencial. De acordo com Rasca Rodrigues, Dias vai precisar de uma articulação forte no Paraná para levar o favoritismo a nível nacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]