• Carregando...

"Pode me chamar até de ‘vermelho lá do mato."

Do provável ministro da Agricultura, deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB), ao ser perguntado se preferia ser chamado de deputado ou ministro.

Amigos – O governador Roberto Requião, um dos articuladores da indicação do deputado paranaense para o Ministério da Agricultura, comemorou. "O Paraná e o país ganham com a nomeação de Balbinotti como ministro", disse. "Eu e o Pessuti sabemos o que é ter um inimigo no Ministério da Agricultura dizendo que o Paraná tinha febre aftosa apenas para beneficiar grandes frigoríficos, quebrar contratos e manter a lucratividade dos negócios."

Parceiro – Indicado para o Ministério da Agricultura, Odílio Balbinotti (PMDB) só recebeu elogios ontem dos deputados estaduais. O pefelista Fábio Camargo pegou carona e comemorou a indicação do parceiro de dobradinha na última eleição. "Balbinotti é um empresário sério e que conhece os problemas da agricultura como poucos", disse.

Prece – Balbinotti afirmou que tem pedido a todos que o ajudem nessa nova caminhada."Peço a Deus que me dê força e a colaboração da imprensa, que deve ser parceira. Todos precisam de notícias. Tenho emissora de rádio e sei disso."

Planilha – A oposição ao governo na Assembléia Legislativa fez mais críticas ontem ao projeto do governo que pede autorização para transformar cargos por decreto. O deputado estadual Élio Rusch (PFL) defendeu que ainda está em tempo do Executivo desistir da medida, que seria ilegal. Rusch assinou, juntamente à bancada da oposição, uma emenda exigindo que o governo envie mensagem à Assembléia se quiser modificar cargos e ainda apresente os salários dos comissionados.

Experiência – O deputado estadual Antônio Belinati (PP), ex-prefeito de Londrina e 45 anos como radialista, mostrou ontem que domina bem o assunto sobre verbas para publicidade. "Todo governo sempre mandava jabá para a imprensa, era um cala-boca para não falar mal", disse. Ele defendeu a aprovação do requerimento ao governo do estado sobre publicidade para saber onde, quanto e quem está recebendo verba oficial.

Indicado – O ex-deputado estadual José Maria Ferreira (PMDB) será um dos integrantes do Conselho da Sanepar. A nomeação está prestes a ser assinada pelo governador. O peemedebista também será assessor especial da Assembleia Legislativa e vai ajudar no trabalho técnico das comissões permanentes.

Quietos – O deputado estadual Osmar Bertoldi (PFL) cobrou do governo do estado a prestação das contas públicas relativas ao primeiro trimestre de 2007. De acordo com Bertoldi, a Lei de Responsabilidade Fiscal determina que os governos devem promover audiências abertas à sociedade e informar sobre as contas públicas a cada três meses. "Mas o prazo termina no fim de março e, até agora, nada."

Fundeb – As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), as escolas especiais e creches comunitária conveniadas a municípios serão incorporadas ao relatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e receberão verbas extras para manutenção e melhorias. Segundo o deputado federal Ângelo Vanhoni (PT), essa medida é um reconhecimento do governo à prioridade de educação à primeira infância.

Substituto – Confirmando o nome de Luiz Carlos Temporão para o Ministério da Saúde, quem deve ser o substituto dele na Secretaria de Atenção à Saúde, a maior do ministério, é o paranaense Gilberto Pucca, hoje coodenador nacional de Saúde Bucal.

Busca – O juiz Sérgio Jorge Domingos expediu mandado de busca e apreensão de todo material impresso pelos diretórios estadual e municipal do PMDB em Curitiba. O mandado foi expedido na quarta-feira, dia em que o partido lançou novo jornal criticando o prefeito Beto Richa. O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, promete continuar distribuindo o material na Boca Maldita.

Infância – A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, estará em Curitiba hoje. A convite da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, ela fará conferência sobre "A política de atendimento à infância e à juventude e o orçamento público". O evento será às 19 horas, no auditório Poty Lazzaroto, do Museu Oscar Niemeyer.

Pinga-fogo

Os conselheiros do Tribunal de Contas comemoraram ontem a sessão do Pleno, que estava completo em número de integrantes ••• O ex-deputado Hermas Brandão participou ontem de sua primeira sessão ••• Hermas repetiu, como na sua posse, que tem orgulho de compor o tribunal ••• O novo conselheiro não perdeu tempo e já pediu vistas de dois processos envolvendo ex-prefeitos, de Matelândia e Barra do Jacaré ••• O presidente do TC, Nestor Baptista, comentou em tom de brincadeira que o seu antecessor, Quielse Crisóstomo, era conhecido por pedir vistas em processos ••• "Espero que não vire hábito", brincou o presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]