• Carregando...

A Associação de Municípios do Paraná (AMP) elegeu nesta segunda-feira (8) Luiz Lázaro Sorvos (PDT), prefeito de Nova Olímpia, Região Noroeste, como presidente da entidade. A escolha ocorreu em Curitiba, e contou com chapa única. A nova diretoria é composta por prefeitos de nove cidades – Nova Olímpia, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Piraí do Sul, Paranavaí e Paraíso do Norte. A associação representa os 399 municípios do estado e tem eleições a cada dois anos.

Sorvos, que continua à frente da prefeitura da sua cidade, de pouco mais de 5 mil habitantes, já assumiu o cargo. Ele manifestou a intenção de atuar de maneira mais incisiva na reformulação da distribuição dos recursos aos municípios, especialmente às cidades menores. "Queremos melhorar o pacto federativo, melhorar a distribuição dos recursos do país. A maior parte desses impostos, hoje, fica na esfera da união", disse.

Outro ponto levantado por Sorvos é a dificuldade de os prefeitos conseguirem manter estruturas públicas já existentes ou atuar na revitalização desses espaços. "Hoje os municípios pequenos estão carentes de consertar pavimentos, recapes, têm creches para serem reformadas, escolas, casas de cultura, e não tem uma linha de financiamento para esse tipo de custeio", explica.

No plano estadual, o novo presidente da AMP promete reivindicar repasses do governo do Paraná para o pagamento total das despesas com o transporte dos alunos da rede pública de ensino. Além disso, outra bandeira é a rediscussão dos percentuais relativos ao ICMS ecológico – programa de tributação estadual que prevê repasses de uma parcela de recursos a determinados grupos que promovem iniciativas de preservação ambiental.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), esteve no evento. Segundo informações publicadas no site da AMP, ele disse que a união dos prefeitos em torno da associação é uma necessidade. "Precisamos ter a capacidade de olhar para frente, independentemente de partidos", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]