• Carregando...

São Paulo - O cientista político Fábio Wanderley Reis, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que a carta de renúncia de Aécio Neves deixa o PSDB em uma situação ainda mais difícil no cenário sucessório de 2010. Na avaliação dele, o tom da carta do governador mineiro "denota um ânimo negativo" de Aécio em relação ao partido.

Segundo Wanderley, o cenário ruim para o PSDB piora ainda mais com os recentes fatos que prejudicam a imagem da oposição – como os escândalos que atingiram o DEM do Distrito Federal (tradicional aliado dos tucanos nas eleições) e a volta à mídia da denúncia envolvendo o senador tucano Eduardo Azeredo (MG), no episódio batizado de mensalão mineiro.

Sem discurso

Além disso, Wanderley acredita que os tucanos ainda não encontraram um discurso alternativo para 2010. O cenário para o governo Lula é favorável e, com a saída de Aécio da disputa ao Palácio do Planalto, as atenções voltam a se concentrar mais fortemente nos nomes de José Serra e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula. "A disputa volta a ficar polarizada e favorece o cenário plebiscitário que o PT tanto deseja", reitera o professor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]