• Carregando...

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) interrompeu e fechou uma rádio pirata que interferia nas transmissões do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. A emissora Gospel não outorgada foi lacrada na quarta-feira (30).

Desde que acionada pela Aeronáutica, na segunda-feira (21), a Anatel buscava a localização da fonte emissora da interferência na faixa de freqüência usada por pilotos e controladores de vôo naquela região da capital paulista.

Interferências de rádios piratas interromperam por seis minutos as decolagens nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, na manhã de terça-feira (29).

Rádio virtual

A rádio pirata foi localizada no bairro do Grajaú, na Zona Sul. A emissora também era conhecida como "Virtual FM" e operava em 103,5 MHz. Seu transmissor, cuja potência tinha 300 watts, foi apreendido. O caso foi registrado no 85° DP (Jardim Mirna).

A lei estabelece que as rádios comunitárias tenham potência de, no máximo, 25 watts e altura do sistema irradiante não superior a 30 metros. Seu funcionamento depende de outorga para a exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária, uma atribuição do Ministério das Comunicações. O uso da radiofreqüência é autorizado pela Anatel, também responsável pela fiscalização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]