• Carregando...
 | Beto Barata/PR
| Foto: Beto Barata/PR

O deputado federal pelo Paraná Osmar Serraglio (PMDB) tomou posse como ministro da Justiça e da Segurança Pública por volta das 16 horas desta terça-feira (7), no Palácio do Planalto. Na mesma cerimônia, que contou com a presença maciça de parlamentares, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), também deu posse ao novo ministro das Relações Exteriores, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). Apenas Temer discursou na solenidade, que durou menos de 30 minutos.

A tônica do discurso foi a relação entre Executivo e Legislativo, já que, seguindo critério adotado desde o início de sua gestão, o presidente Temer tem priorizado as indicações das bancadas partidárias, na tentativa de manter uma base sólida no Congresso Nacional.

Lula dispensa depoimento de Jucá como testemunha de defesa no caso do tríplex

Leia a matéria completa

“Tenho a impressão que a posse de vocês se transformou em uma festa cívica do Parlamento nacional”, iniciou o presidente Temer, acrescentando que a “integração extraordinária entre o Executivo e o Legislativo” significaria o que ele chama de “presidencialismo democrático”.

“As pessoas falam que é um semiparlamentarismo. Nada contra o semiparlamentarismo. Mas o que fazemos é um presidencialismo democrático. Quem governa é o Executivo ao lado do Legislativo. Todas as conquistas que tivemos deveu-se a essa integração”, reforçou o peemedebista, ao criticar o “presidencialismo que centraliza”, “típico da cultura política brasileira”, segundo ele.

Em relação a Serraglio, o presidente Temer iniciou lembrando que o conhecia “há muito tempo”, desde as aulas de Direito em São Paulo. “Foi meu colega da PUC e até tive a honra de dar aulas no mestrado a ele. Ele tem uma trajetória que o habilita para a função”, disse o peemedebista.

Em seguida, reforçou que se trata de um grande desafio, em especial por causa da crise da segurança pública, que, destacou o presidente Temer, “em princípio não seria nossa área”. Segundo ele, o governo federal entrou na questão da segurança pública para garantir “a lei e a ordem”, e também por “ousadia”. “Vai enfrentar desafios? Não tem dúvida. Será um trabalho pesadíssimo. Não haverá sábado, domingo. Não quero assustar a família, mas é isso que acontece”, disse o presidente Temer.

Serraglio chega ao posto de ministro de Estado na esteira da pressão feita pelo PMDB por mais espaço na Esplanada dos Ministérios. No primeiro desenho do presidente Temer, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública pertencia a um tucano, Alexandre de Moraes, obrigado a se desfiliar para integrar o STF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]