• Carregando...

O requerimento para que a TV Educativa transmitisse as sessões diárias da Assembléia recebeu a adesão de 38 deputados. A proposta foi apresentada pelo líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB). "Nós queremos aproveitar que o governador está tomado de um espírito democrático e autorize as transmissões até a implantadação da TV Assembléia", justificou. O espírito democrático a que Rossoni se referiu é a entrevista feita com o senador Osmar Dias (PDT), no último domingo.

Ofensas – O deputado André Vargas (PT) pediu ontem que a Assembléia Legislativa tome providências contra a nota divulgada pelo promotor de Justiça Fuad Faraj. Na nota, o promotor afirma que não pretende ser candidato porque não quer "conviver com picaretas, traidores e estelionatários eleitorais, destes existentes em vários parlamentos do mundo, inclusive os nossos".

Ruralistas 1 – Coordenador da bancada ruralista, o deputado paranaense Moacie Micheletto (PMDB) classificou como tendencioso o relatório da CPMI da Terra, apresentado pelo deputado João Alfredo (Psol-CE) e rejeitado por 13 votos a 8, em meio a polêmica."Sugeriram a limitação dos imóveis rurais em 35 módulos fiscais (945 hectares). Tal posição fere o direito de propriedade garantido na Constituição Brasileira de 1988", justificou Micheletto.

Ruralistas 2 – O relatório aprovado acabou sendo de outro deputado paranaense, deputado federal Abelardo Lupion (PFL), que também é integrante da bancada ruralista, por 12 votos a 1. O texto de Lupion sugere que as invasões de terras e saques sejam classificados como crimes hediondos. O presidente da CPMI, senador Alvaro Dias (PSDB), afirmou que vai enviar os dois documentos ao Poder Executivo, embora só o relatório de Lupion tenha valor jurídico.

Sem volta – Uma Proposta de Emenda Constitucional pretende proibir os parlamentares de retirar sua assinatura de requerimentos para criação ou prorrogação de prazos de funcionamento de CPIs, sob pena de ser submetido a inquérito por falta de decoro parlamentar. O autor da PEC é o senador Osmar Dias (PDT). "Em tais oportunidades, desconfia-se de que alguns signatários aproveitam o evento para abrir o balcão de negócios" , afirma o senador.

Vetado – O deputado tucano, Francisco Bührer, lamentou o veto do governador ao projeto de sua autoria que cria testes vocacionais nas escolas estaduais. O governista disse que não entendeu a justificativa do governador Roberto Requião (PMDB) de que o projeto "é contrário ao interesse público" e sem condições de ser executado. "Enquanto a mídia mostra a necessidade dos jovens saber escolher a profissão, o governo vai na contramão", disse.

Rebatismo – A Usina Hidrelétrica de Salto Caxias será rebatizada com o nome de governador José Richa. O ato tem solenidade marcada para o próximo dia 8, com a presença do governador Requião e o presidente da Copel, Rubens Ghilardi. O novo nome foi determinado por um decreto estadual de 2004.

Tucanos 1 – A aparição do senador Osmar Dias (PDT) na tevê estatal provocou os vereadores tucanos de Curitiba a saírem em defesa da candidatura própria ao governo do estado. "Nós temos um projeto de governo definido para o estado. Além disso, as maiores lideranças do estado estão filiados ao partido", afirma Luís Ernesto, líder do PSDB na Câmara.

Tucanos 2 – A mesma opinião tem o líder do prefeito, Mário Celso Cunha. Segundo o vereador, o PSDB tem espaço e precisa ocupá-lo. Também o presidente do PSDB municipal, vereador João Cláudio Derosso pretende conversar com o prefeito Beto Richa e o presidente do diretório estadual, Valdir Rossoni, para apressar a definição da estratégia para as eleições de 2006.

Suspensão – A partir deste mês, a Câmara de Curitiba irá suspender as contribuições de vereadores e servidores públicos a partidos políticos, que eram descontados diretamente na folha de pagamento. O presidente João Cláudio Derosso (PSDB) passou um ofício a vereadora Nely Almeida (PSDB) explicando os motivos: " Oministro Luiz Carlos Madeira, do Tribunal Superior Eleitoral, considerou ilegal o recebimento de contribuição procedente de autoridade ou órgão público."Pinga-fogo

* O deputado Barbosa Neto (PDT) anunciou ontem que, por acordo de lideranças e a mesa diretora da Assembléia, a CPI da Bola deverá ser instalada na segunda quinzena de fevereiro, em 2006, no reinício dos trabalhos legislativos.

* Hermas Brandão (PSDB) apóia o nome de Barbosa Neto para presidente da CPI. ••• Vereadores promovem hoje um seminário sobre Cidadania das Pessoas com Deficiência.

* O senador Flávio Arns (PT) é um dos palestrantes.

* O seminário será realizado durante todo o dia, no auditório Gregor Mendel, prédio verde de ciências Médicas da PUC. A promoção é dos vereadores Sephanes Júnior (PMDB), Julieta Reis (PSB) e Felipe Braga Côrtes (PMDB).O sistema de alimentação do servidor público municipal foi discutido, em audiência pública, na Câmara de Curitiba. O debate foi em torno do sistema de refeição tercerizada há anos pela prefeitura e o auxílio refeição.

* O presidente da comissão de Serviço Público, vereador Celso Torquato (PSDB) não presidiu o encontro por estar na Europa com o prefeito Beto Richa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]