• Carregando...

Os aeroportos de todo o país têm movimento intenso, mas há poucos atrasos. Levantamento da Infraero em 67 aeroportos do país aponta que, das 21h30h de sexta-feira até o meio-dia deste sábado, 258 das 827 decolagens previstas sofreram atrasos de, no mínimo, 45 minutos, ou seja. 31,2% do total. Apesar do percentual elevado, as autoridades e empresas aéreas consideram bom o resultado e não registraram casos de transtornos mais graves para os passageiros.

Segundo a estatal que administra os aeroportos, o número de atrasos deste primeiro boletim de sábado foi afetado pelas demoras na noite de sexta, quando o tráfego aéreo do Brasil estava muito intenso. Para as autoridades, o sábado pela manhã apresentou bom resultados em todo o país, com poucos atrasos isolados.

No aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim, a movimentação está mais tranqüila. Os passageiros enfrentam poucas filas para fazer o check-in. Há cinco atrasos em vôos de partida. Para os passageiros que vão para o exterior, dois vôos foram remarcados. O vôo da Aerolíneas Argentinas que partiria para Buenos Aires às 14h10m só sairá às 15h. O da TAP para o Porto que sairia às 19h25m, foi remarcado para 21h.

Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país, 11 vôos apresentam atrasos: são sete chegadas e quatro partidas com atrasos de cerca de uma hora. Do total, 10 vôos são da Gol e um da TAM.

No entanto, pela quantidade de vôos atrasados e pelo tempo médio de espera, a situação é considerada normal.

Em Guarulhos, as filas são pequenas e há poucos vôos atrasados. São quatro em rotas domésticas e três em rotas internacionais na partida.

A movimentação no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, começa a se normalizar, após alguns atrasos. Pelo menos quatro vôos saíram com atrasos de quase duas horas. Além dos vôos normais, serão dez vôo extras neste sábado.

Em Brasília, o movimento de passageiros é intenso, mas considerado normal em sábado de feriado prolongado. Oito vôos chegaram ou partiram com atraso neste sábado. O tempo de espera é de cerca de uma hora.

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que neste sábado não foi registrado nenhum problema com companhias áreas, apenas um tráfego intenso. Já o Comando da Aeronáutica esclareceu que nenhum equipamento do controle aéreo sofreu panes ou problemas e que a escala dos controladores de vôos estava sendo cumprida regularmente no dia de hoje.

Mesmo levando em conta o impacto da noite de sexta-feira no total dos atrasos divulgados nesta manhã, o índice deste sábado é um pouco melhor do registrado na sexta-feira até às 21h30m, quando 626 vôos atrasaram mais que 45 minutos, ou 37,7% das 1.662 decolagens previstas.

- Vemos que o Carnaval tem tudo para ser um bom feriado, sem problemas nos aeroportos - afirmou a diretora da Anac, Denise Abreu.

Na noite de sexta-feira, apesar da operação montada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para evitar problemas, dos 1.662 vôos programados, 626 (37,7%) sofreram atrasos de mais de 45 minutos.

Segundo o comando da Aeronáutica, os atrasos eram normais e se deviam, principalmente, ao aumento de no movimento, o que gerou atrasos seqüenciais, ou seja, tempo maior entre pousos e decolagens para o controle eficaz do tráfego aéreo.

O comando informou ainda que os operadores de vôo trabalham normalmente, por escalas, e que não há greve ou operação-padrão. Os equipamentos também operam normalmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]