• Carregando...
Valdir Raupp: planos sem assinatura básica. | Valter Campanato/ABr
Valdir Raupp: planos sem assinatura básica.| Foto: Valter Campanato/ABr

A Comissão de Relações Exteriores do Senado vai analisar a criação de uma Secretaria de Apoio a Brasileiros no Exterior que consta de projeto a ser analisado na volta do recesso parlamentar. A estrutura deverá ser vinculada ao poder Executivo, coordenando as ações dos consulados e serviços de embaixada brasileiros. O projeto é de iniciativa do senador Valdir Raupp (PMDB-RO, foto). Entre as funções previstas para a secretaria está o fornecimento de auxílio jurídico para a legalização de documentos, além de cuidar da integridade física e do patrimônio dos cidadãos brasileiros no exterior. Na justificativa do projeto, Raupp argumenta que 3 milhões de cidadãos brasileiros residem ilegalmente no exterior e precisam de proteção e assistência do governo brasileiro. O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.

Número

220 milpessoas foram assistir à cinebiografia do presidente Lula no fim de semana de estreia do filme. Uma bilheteria considerada dentro dos padrões de produções brasileiras populares. O filme, que trata dos primeiros 35 anos da vida de Lula, recebeu diversos ataques da oposição, que o considera uma peça de propaganda eleitoral.

De olho 1

Nenhum vereador de Curitiba deverá ter tanta torcida dos colegas para que seja eleito deputado estadual em 2010 quanto o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB). Afinal, não são poucos os vereadores que estão de olho na presidência da Casa, posto ocupado por Derosso há quase 14 anos. Um novo presidente da Câmara deverá ser escolhido no ano que vem pelos vereadores. Caso Derosso seja eleito deputado, essa será a primeira vez, depois de sete disputas pela presidência, que ele não participará. De olho 2

O vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT), é um dos que já estão na expectativa para a próxima disputa. "Eu, como vice-presidente, não poderei deixar que meu nome não seja colocado para a escolha dos colegas. Serão vários candidatos, mas acredito que existe a possibilidade (de ser eleito)", afirma Zeglin.

Afastamento

Por enquanto, mudanças políticas envolvendo Jorge Bernardi só mesmo dentro do PDT. Bernardi deixou a presidência do diretório do partido em Curitiba no dia 1.º de janeiro para "tratar de assuntos particulares". No lugar dele assumiu o deputado federal Wilson Picler. O deputado ficará na presidência do diretório municipal do partido por 90 dias, quando acaba o período de licença de Bernardi.

Mínimo

O governador Roberto Requião vai apresentar na Escola de Governo de hoje os critérios para o reajuste do salário mínimo regional em 2010 e os novos valores. O mínimo regional do Paraná é o maior entre os estados e atualmente varia entre R$ 605,52 e R$ 629,55, dependendo da atividade profissional. Mas ele vale apenas para profissões não sindicalizadas, como das empregadas domésticas.

Internado

O vereador de Curitiba João do Suco (PSDB) passou a festa de ano-novo hospitalizado. Ele sofreu uma crise de apendicite na noite do dia 30 de dezembro e teve de ser operado com urgência. O vereador ainda está internado no Hospital SugiSawa, se recuperando da cirurgia. João do Suco passa bem, mas ainda não há previsão de quando terá alta

Quase lá

Não deverá ser dessa vez que o secretário de Trabalho e Emprego de Curitiba e suplente do senador Osmar Dias (PDT), Jorge Bernardi, assumirá uma cadeira do Senado. Osmar desmentiu ontem os boatos de que se licenciaria do cargo para dedicar-se exclusivamente à eleição estadual. O senador afirmou que é contra o sistema de suplência do Senado e por isso não pretende se afastar do cargo.

* * * * * *

Pinga-fogo

"A preocupação é fazer antes do recesso de julho. No segundo semestre, pouca coisa acontece. Por isso, tive a preocupação de colocar leitura e aprovação do relatório para o final de junho."

Jilmar Tatto, deputado federal (PT-SP) e relator da CPI do MST, justificando a ideia de encerrar os trabalhos da comissão em junho, antes da Copa do Mundo e do início da campanha eleitoral para presidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]